ESTRATÉGIAS DE PERMANÊNCIA DO ESTUDANTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: O ESTADO DA ARTE COMO FERRAMENTA DE PESQUISA

Autores

  • Luciane Leoratto Pozobon Acadêmica no Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional na Universidade Federal de Santa Maria – RS – Brasil. Servidora técnico - administrativo em educação - psicóloga, da UFSM. https://orcid.org/0000-0003-2294-120X
  • Elisiane Machado Lunardi Doutora em Educação. Professora Adjunta do Departamento de Administração Escolar do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria – RS – Brasil. Líder do Grupo REDE/CNPQ de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Gestão Educacional – UFSM. https://orcid.org/0000-0002-2276-2466

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v30i1.6745

Palavras-chave:

Política Educacional, Educação Superior, Estudante Universitário.

Resumo

O presente trabalho é fruto de estudos realizados no Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM e tem como objetivo apresentar o estado da arte sobre a temática da política de assistência estudantil, do estudante da educação superior e sua permanência nesse nível de ensino. Para esse trabalho, foi realizado busca nas bases de dados: Banco de Teses e Dissertações da CAPES – BTD/CAPES e Web of Scienceusando como descritores da pesquisa “assistência estudantil”, “estudante no ensino superior” e “permanência no ensino superior”. Entre os resultados têm-se que no BTD/CAPES menos de 1,5%, no que diz respeito ao descritor “estudante do ensino superior” e "permanência no ensino superior”, se relacionam diretamente com temática da pesquisa que a autora pretende investigar e com o descritor “assistência estudantil” apenas 37% dos registros são relevantes. Em relação a base de dados Web of Science observa-se um menor número de registros em relação aos mesmos descritores, porém os artigos têm melhor relação com a temática. É possível constatar que mesmo existindo estudos sobre a evasão e permanência no ensino superior, é insipiente aqueles que identifiquem métodos para auxiliar as instituições a terem um diagnóstico do real do risco de evasão favorecendo uma melhor gestão dos recursos financeiros e humanos, além de contribuir para avaliação e acompanhamento das políticas públicas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciane Leoratto Pozobon, Acadêmica no Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional na Universidade Federal de Santa Maria – RS – Brasil. Servidora técnico - administrativo em educação - psicóloga, da UFSM.

ossui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2001) e especialização em Relações Familiares sob Olhar Sistêmico pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2005) e atualmente é mestranda do Programa de Pós-graduação em Políticas Publicas e Gestão Educacional da Educação Básica e Superior na UFSM. Também é servidora técnico-administrativo - Cargo: Psicólogo da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/RS (2005) desenvolvendo seu trabalho na Pró-reitoria de Assuntos Estudantis da UFSM. 

Elisiane Machado Lunardi, Doutora em Educação. Professora Adjunta do Departamento de Administração Escolar do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria – RS – Brasil. Líder do Grupo REDE/CNPQ de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Gestão Educacional – UFSM.

Licenciada em Pedagogia pelo Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria/RS (1991), Especialista em Orientação Educacional pelo Curso de Especialização em Gestão Escolar/CE/UFSM (2000), Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação/CE/UFSM (2002), Doutora em Educação pela Faculdade de Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS/RS (2012). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Maria no Departamento de Administração Escolar.

Downloads

Publicado

31-12-2019

Como Citar

POZOBON, L. L.; LUNARDI, E. M. ESTRATÉGIAS DE PERMANÊNCIA DO ESTUDANTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: O ESTADO DA ARTE COMO FERRAMENTA DE PESQUISA. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 30, n. 1, 2019. DOI: 10.32930/nuances.v30i1.6745. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/6745. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dissertações e Teses