BANCO MUNDIAL, POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO E RENDIMENTO ESCOLAR: OS DESCAMINHOS DO ENSINO PÚBLICO NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v30i1.6413

Palavras-chave:

Educação, Banco Mundial, Política Educacional no Brasil

Resumo

 No ano de 2017, o Grupo Banco Mundial divulgou o relatório intitulado Um Ajuste Justo: Análise da eficiência e equidade do gasto público no Brasil. Este trabalho teve, assim, como objetivo analisar criticamente os pressupostos orientadores do referido documento, nos aspectos pertinentes à Educação Básica. É preciso destacar que a ruptura democrática no cenário político brasileiro desde 2016, aprofundou as contradições entre interesses econômicos do sistema financeiro e dos direitos sociais que passaram a ser questionados. Esse é o significado da aprovação da Emenda Constitucional nº 95, de 15 de dezembro de 2016, que instituiu um novo modelo de regime fiscal, no âmbito dos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social da União, condição que desarticulou o cumprimento das metas educacionais previstas no Plano Nacional de Educação (2014-2024) no que se refere à meta 20 que prevê a ampliação dos investimentos público em educação. Nesse contexto, o Banco Mundial, ao tratar sobre a temática da eficiência dos gastos públicos com educação no Ensino Fundamental e Médio do Brasil, procurou legitimar uma política educacional voltada à responsabilização docente pelo fracasso educacional, na mesma medida em que propôs reformas no ensino que implicam na retirada de direitos históricos do magistério com vistas a superar a “ineficiência” dos serviços a considerar o montante dos investimentos realizados na Educação Básica.


 

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Publicado

31-12-2019

Como Citar

RIBEIRO, A. C.; ARAUJO, R. B.; FÁVARO ALEGRÂNCIO IWASSE, L. BANCO MUNDIAL, POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO E RENDIMENTO ESCOLAR: OS DESCAMINHOS DO ENSINO PÚBLICO NO BRASIL. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 30, n. 1, 2019. DOI: 10.32930/nuances.v30i1.6413. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/6413. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Práticas Pedagógicas