Formação De Professores - Saberes Da Docência E Identidade Do Professor

Autores

  • Selma Garrido Pimenta

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v3i3.50

Palavras-chave:

Formação Inicial e Contínua, Professor Reflexivo, Identidade, Saberes da Docência

Resumo

O texto apresenta uma sistematização dos fundamentos teórico-metodológicos, decorrentes do desenvolvimento da etapa inicial da pesquisa A Didática na Licenciatura – um estudo dos efeitos de um programa de curva na prática docente dos alunos egressos da Licenciatura da FEUSP, e insere-se no movimento de pesquisas, que tem se voltado à análise das práticas docentes como caminho para re-pensar a formação inicial e contínua de professores. Um deles, refere-se à discussão sobre a identidade profissional do professor, tendo como suporte teórico-metodológico a questão dos saberes que constituem a docência e o desenvolvimento dos processos de reflexão docente sobre a prática. É esse caminho que estamos percorrendo, na tentativa de re-significar os processos formativos a partir da reconsideração dos saberes necessários à docência, colocando a prática pedagógica e docente escolar como objeto de análise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

15-12-2009

Como Citar

PIMENTA, S. G. Formação De Professores - Saberes Da Docência E Identidade Do Professor. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 3, n. 3, 2009. DOI: 10.14572/nuances.v3i3.50. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/50. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê