Formação De Professores - Saberes Da Docência E Identidade Do Professor
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v3i3.50Palavras-chave:
Formação Inicial e Contínua, Professor Reflexivo, Identidade, Saberes da DocênciaResumo
O texto apresenta uma sistematização dos fundamentos teórico-metodológicos, decorrentes do desenvolvimento da etapa inicial da pesquisa A Didática na Licenciatura – um estudo dos efeitos de um programa de curva na prática docente dos alunos egressos da Licenciatura da FEUSP, e insere-se no movimento de pesquisas, que tem se voltado à análise das práticas docentes como caminho para re-pensar a formação inicial e contínua de professores. Um deles, refere-se à discussão sobre a identidade profissional do professor, tendo como suporte teórico-metodológico a questão dos saberes que constituem a docência e o desenvolvimento dos processos de reflexão docente sobre a prática. É esse caminho que estamos percorrendo, na tentativa de re-significar os processos formativos a partir da reconsideração dos saberes necessários à docência, colocando a prática pedagógica e docente escolar como objeto de análise.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.