OS SISTEMAS PRIVADOS DE ENSINO E A AMEAÇA ÀS CONQUISTAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Tatiana Noronha de Souza Universidade Estadual Paulista - Campus de Jaboticabal

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v27i3.4605

Palavras-chave:

educação infantil, educação pré-escolar, sistemas privados de ensino

Resumo

O aumento da aquisição de sistemas privados de ensino por municípios brasileiros para pré-escolares tem gerado preocupações em especialistas da área. Indaga-se o quanto esses materiais consideram os avanços no campo do currículo para a infância. O presente estudo tem como objetivo analisar um sistema privado de ensino utilizado por um município do interior de São Paulo. Para tanto pesquisou-se o discurso oficial da empresa e realizou-se uma análise documental do conjunto de materiais utilizados na pré-escola. Os resultados mostram que os materiais desrespeitam os avanços científicos da área, documentos oficiais e ignoram o princípio da gestão democrática e autonomia do professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Noronha de Souza, Universidade Estadual Paulista - Campus de Jaboticabal

Profa do Departamento de Economia, Administração e Educação. Mestrado em Planejamento e Análise de Políticas Públicas (UNESP-Franca) e Ensino e Processos formativos (UNESP-Rio Preto).

Área: Educação Infantil, Educação Ambiental e Formação de Professores na Educação básica.

Downloads

Publicado

31-03-2017

Como Citar

DE SOUZA, T. N. OS SISTEMAS PRIVADOS DE ENSINO E A AMEAÇA ÀS CONQUISTAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 27, n. 3, p. 22–42, 2017. DOI: 10.14572/nuances.v27i3.4605. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/4605. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê