A FORMAÇÃO EM LITERATURA E A CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES NEGRAS NO ENSINO FUNDAMENTAL I

Autores

  • Wagner Ramos Campos Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Marly Amarilha Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v26i3.3913

Palavras-chave:

Educação do leitor, Afirmação da identidade cultural, Literatura infantil

Resumo

Estuda identificação de aprendizes do 3º ano do Ensino Fundamental I, de uma escola pública de Natal/RN-Brasil, com personagens ficcionais na leitura de literatura infantil negra. Investiga possibilidades de trabalho com obras desse tipo para a construção afirmativa das identidades, numa abordagem qualitativa com intervenção. O corpus centra-se em dois sujeitos que vivenciaram processos de identificação distintos: um por espelhamento e outro por afastamento do referente. Em 13 sessões de leitura foram lidas 6 obras de literatura infantil negra, brasileira e africana. A professora da turma recebeu formação e atuou como mediadora em atitude de andaimagem. Os resultados apontam para a possível diversidade de resposta dos aprendizes devido à complexidade do problema da identidade étnica, imerso em processos histórico-sociais e psicológicos que atualizam o racismo, o que representa grande desafio aos mediadores, que, por sua vez, têm na literatura campo promissor para seu enfrentamento.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i3.3913

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Publicado

29-02-2016

Como Citar

CAMPOS, W. R.; AMARILHA, M. A FORMAÇÃO EM LITERATURA E A CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES NEGRAS NO ENSINO FUNDAMENTAL I. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 26, n. 3, p. 141–160, 2016. DOI: 10.14572/nuances.v26i3.3913. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3913. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê