O PEDAGOGO E A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I: DESAFIOS E LIMITAÇÕES DA FORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v26i3.3722Palavras-chave:
Pedagogos, Educação Física, Formação ProfissionalResumo
Esta pesquisa fez um estudo dos nove cursos de Pedagogia em funcionamento no Triângulo CRAJUBAR, localidade situada na Região do Cariri Cearense, com o objetivo de analisar o processo de formação dos pedagogos, visto que a Lei n. 11.274/2009 responsabilizou o professor de referência das séries iniciais do Ensino Fundamental I, em geral, um pedagogo por ministrar as aulas de Educação Física. Por isto, propusemo-nos investigar em que aspectos a matriz curricular e as ementas das disciplinas que se referem à Educação Física permitem ao Pedagogo planejar, avaliar e desenvolver aulas de Educação Física que favoreçam o desenvolvimento corpóreo/cognitivo dos estudantes das séries iniciais do Ensino Fundamental I. Trata-se de uma pesquisa básica, de caráter qualitativo, cuja análise se fundamentou na teoria crítico superadora. Os dados coletados foram organizados em categorias, por meio das quais pudemos constatar a ênfase na recreação, em detrimento de uma experiência corporal intergral, ampla e cultural.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.