LETRAMENTO LITERÁRIO E PRÁTICAS ESTRATÉGICAS DE LEITURA NA PRIMEIRA INFÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v26i3.3705Palavras-chave:
Ensino da leitura, Literatura infantil, Mediação pedagógicaResumo
O presente trabalho pretende discutir sobre leitura, letramento literário e literatura infantil além de sugerir práticas estratégicas de leitura para crianças e bebês. Assim, sua questão central é “como realizar práticas de leitura desde a educação infantil?”. Partimos de uma pesquisa bibliográfica acerca da leitura e da literatura na primeira infância, passando pela compreensão do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). Por último, sugerimos práticas estratégicas de leitura na educação infantil a partir de dois títulos do PNBE / MEC. As práticas leitoras estão alicerçadas nas obras: Pedrinho, cadê você?, de Sônia Junqueira; e Lino, de André Neves. A leitura do artigo permite a reflexão a respeito das possibilidades de se contribuir na formação de crianças leitoras e indica aprofundamento teórico no qual a leitura precisa ser ensinada e não apenas ofertada sem intervenção, mediação e diálogo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.