COMPREENDER O PASSADO PARA REPENSAR O PRESENTE: A LITERATURA INFANTIL NA HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v26i3.3703Palavras-chave:
Literatura Infantil, Ensino, Formação de professores, História da EducaçãoResumo
Com os objetivos de compreender a história do ensino da literatura infantil nos cursos de formação de professores e contribuir para o debate sobre as políticas e práticas atuais relacionadas a esse ensino, apresentam-se, mediante pesquisa histórica, aspectos de como foi prescrito o “ensina a ensinar” literatura infantil no estado de São Paulo, entre 1947 e 2003. A institucionalização desse ensino na formação de professores esteve diretamente relacionada à construção de um saber escolar, que encontrou sua sustentação teórica especialmente em conceitos da Psicologia, contribuindo diretamente para a formação de um conceito de literatura infantil ligado ao desenvolvimento psíquico infantil. Com a força de uma “tradição inventada”, esse ensino contribuiu para a construção de um modo específico de dar a conhecer a literatura infantil no Brasil e por subsidiar as relações de ensino referentes a esse gênero literário, ainda identificadas no presente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.