ANÁLISE DA PROPAGANDA “SALA DE ESPERA” USADA COMO RECURSO PERSUASIVO PARA O INCENTIVO À LEITURA

Autores

  • Eliane Nunes Silva Maciel UENP
  • Eliza Adriana Sheuer Nantes UNOPAR

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v26i3.3680

Palavras-chave:

Ensino básico, Desenvolvimento da leitura, Texto literário

Resumo

Nossa proposta é investigar a exploração da literatura infantojuvenil usada como recurso persuasivo para o incentivo à leitura no anúncio publicitário “Sala de Espera”, criado pela agência publicitária DPZ, a pedido da Fundação Itaú Social. Ancorados na pesquisa qualitativa e exploratória, com enfoque crítico-analítico, analisamos a construção desse texto publicitário, considerando a presença da cultura digital em sua constituição, no intuito de investigar as vozes presentes e os recursos utilizados para convencer o interlocutor a proceder à leitura dos diversos textos que compreendem o universo literário. Na busca pela construção dos sentidos, destacamos o uso do recurso da intertextualidade, o qual tece vários fios discursivos com a literatura infantojuvenil, via movimento dialógico de assimilação. O resultado apontou para a proficuidade de a literatura ser explorada via textos multimodais, em parte, devido à convergência de linguagens, fruto da junção de imagem, som e movimentos.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i3.3680

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Biografia do Autor

Eliane Nunes Silva Maciel, UENP

Professora da educação básica, licenciada em Letras Português-Inglês, pela UENP de Cornélio Procópio, especialista em Educação Inclusiva e Especialista em Ensino da Língua Portuguesa.

 

Eliza Adriana Sheuer Nantes, UNOPAR

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Londrina; Especialização em Língua Portuguesa; Mestrado e Doutorado em Estudos da Linguagem pela mesma Universidade. É professora da Universidade Norte do Paraná (PPGENS-UNOPAR). Atua na graduação e pós-graduação com os temas: ensino, linguagem, tecnologia e análise linguística (via gêneros discursivos). Participa do Grupo de Pesquisa FELIP-Formação e Ensino em Língua Portuguesa, UEL-CNPq e do Grupo de Pesquisa Linguagem em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (prática de análise linguística), UNOPAR-CNPq. Coordena os projetos de pesquisa "Gêneros discursivos: uma investigação das práticas de letramento e multiletramento na esfera escolar" e "Gêneros Multimodais e Multiletramentos: novas formas de autorias".

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Publicado

29-02-2016

Como Citar

MACIEL, E. N. S.; NANTES, E. A. S. ANÁLISE DA PROPAGANDA “SALA DE ESPERA” USADA COMO RECURSO PERSUASIVO PARA O INCENTIVO À LEITURA. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 26, n. 3, p. 343–367, 2016. DOI: 10.14572/nuances.v26i3.3680. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3680. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO