POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS REPRESENTAÇÕES DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA E BIOLOGIA SOBRE O TRABALHO DO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v16i17.321Palavras-chave:
Representação Social, profissão professor, política de formação de professoresResumo
A presente pesquisa analisa as “Políticas de formação de professores: o que indicam as representações sociais de alunos de licenciatura em Pedagogia e Biologia dos primeiros anos, sobre o trabalho do docente”, buscando compreenderos seus elementos constituintes. Os dados foram obtidos mediante aplicação de questionário junto a 100 licenciandos, sendo 64 do curso de Pedagogia e 36 do curso de Biologia. Os dados analisados, com base no aporte das representações
sociais e políticas educacionais, indicam aproximações entre as representações enunciadas pelos estudantes e as possibilidades e limitações da profissão professor já históricas, analisadas por diferentes estudos. Dentre as possibilidades, está o compromisso com a formação de bons profissionais, que poderão gerar mudanças na sociedade, outra visão de mundo, novos desafios. As limitações da futura profissão estão voltadas aos baixos salários, pouco reconhecimento e descaso sobre o que é ser professor.
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