PROMOÇÃO DA AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS: PROPOSTA DE INSTRUMENTO DE APOIO À PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores

  • Isabel Alexandra Damasceno Piscalho
  • Ana Margarida Veiga Simão

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v25i3.3163

Palavras-chave:

Autorregulação da aprendizagem, educação pré-escolar, ensino básico, narrativas, desenvolvimento profissional

Resumo

Após estudo prévio em que se analisaram as perspetivas de investigadores, educadores de infância e professores do 1º ciclo do ensino básico com o objetivo de estudar estratégias de suporte que proporcionem oportunidades efetivas e essenciais ao desenvolvimento de competências de autorregulação nas crianças dos 5 aos 7 anos, apresenta-se um desenho de uma investigação em que se procura fundamentar a necessidade de promover a reflexão sobre a prática pedagógica, assegurando a continuidade educativa, com vista à promoção precoce de competências de autorregulação da aprendizagem. Propõe-se a docentes e alunos-estagiários que utilizem a Checklist of Independent Learning Development (CHILD) e, através da análise das suas narrativas, pretendemos apurar as potencialidades desse instrumento na reflexão, identificação e avaliação das abordagens educativas dos participantes a fim de as ajustarem às necessidades das crianças em transição escolar e ao desenvolvimento de processos autorregulatórios.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v25i3.3163

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Publicado

22-12-2014

Como Citar

PISCALHO, I. A. D.; SIMÃO, A. M. V. PROMOÇÃO DA AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS: PROPOSTA DE INSTRUMENTO DE APOIO À PRÁTICA PEDAGÓGICA. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 25, n. 3, p. 170–190, 2014. DOI: 10.14572/nuances.v25i3.3163. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3163. Acesso em: 30 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO