UMA ARTICULAÇÃO TEÓRICA PARA ANÁLISE DE UM PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DA TECNOLOGIA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores

  • Katiane de Moraes Rocha Universidade Anhaguera Uniderp
  • Marilena Bittar Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v25i2.2970

Palavras-chave:

Gênese instrumental, Professores polivalentes, Educação Matemática, Tecnologia educacional

Resumo

Nesse artigo apresentamos a articulação teórica que fundamentou a análise dos dados de uma pesquisa de mestrado no período de 2012-2013, que buscou compreender os processos vivenciados e os conhecimentos mobilizados e construídos por acadêmicos de um curso de Pedagogia tendo em vista a integração da tecnologia à sua futura prática. Para tanto, realizamos uma articulação teórica entre as Teorias da Instrumentação e da Abordagem dos Conhecimentos Pedagógicos Tecnológicos do Conteúdo, que favoreceu a análise do processo de integração da tecnologia na prática pedagógica dos futuros professores dos anos iniciais. Para ilustrar essa articulação trazemos alguns dados de nossa pesquisa oriundos de um projeto de extensão realizado com acadêmicos de um curso de Pedagogia. As análises evidenciam que essa proposta de formação favoreceu o processo de construção de conhecimentos de futuros professores para o ensino de Matemática.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v25i2.2970

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katiane de Moraes Rocha, Universidade Anhaguera Uniderp

Mestre em Educação Matemática pelo Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGEdumat); Professora da Universidade Anhanguera Uniderp – Campo Grande (MS); Atua na Linha de Tecnologia Educacional; Reside em Campo Grande – MS, rua São Manoel, nº535, Bairro Santa Luzia; email mr.katiane@gmail.com 

Marilena Bittar, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em Matemática Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1984), mestrado em Matemática pela Universidade de Brasília (1987), doutorado em Didática de Disciplinas Científicas - Universite de Grenoble I (Scientifique et Medicale - Joseph Fourier) (1998) e pós doutorado em Educação Matemática na Universidade Joseph Fourier. É coordenadora do Mestrado em Educação Matemática da UFMS, Pesquisadora Produtividade Pesquisa do CNPq e professora associada do Departamento de Matemática desta universidade. Tem experiência na área de Educação Matemática, atuando principalmente em tecnologia educacional e formação de professores. Desenvolve parceria com pesquisadores franceses da Universidade Joseph Fourier desde 2002. É líder do DDMat - Grupo de Estudos em Didática da Matemática e do GETECMAT - Grupo de Estudos de Tecnologia e Educação Matemática.

Downloads

Publicado

28-11-2014

Como Citar

DE MORAES ROCHA, K.; BITTAR, M. UMA ARTICULAÇÃO TEÓRICA PARA ANÁLISE DE UM PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DA TECNOLOGIA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 25, n. 2, p. 109–126, 2014. DOI: 10.14572/nuances.v25i2.2970. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2970. Acesso em: 17 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê