FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGIOS PARA UMA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: APROXIMAÇÕES AO MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v26i0.2824Palavras-chave:
Pesquisa intervenção na escola, materialismo histórico-dialético, educação escolar e construção da consciênciaResumo
Objetiva-se apresentar aspectos teórico-filosóficos e epistemológicos que fundamentaram uma pesquisa que acompanhou e analisou um Projeto de Intervenção, realizado junto a alunos de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de Presidente Prudente/SP, cuja finalidade situava-se em compreender o movimento histórico-social de construção de relações sociais no interior da escola e seus desdobramentos no processo de desenvolvimento da consciência dos estudantes, considerando os aportes do materialismo histórico dialético e da teoria histórico-cultural. Os resultados do trabalho indicaram possibilidades concretas de análise da realidade nas suas múltiplas determinações, em conformidade com os pressupostos do método materialista histórico dialético, considerando o movimento histórico-social de constituição das relações sociais na escola, assim como a identificação dos elementos teóricos de construção da consciência dos participantes do processo de intervenção.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.