A BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPLICAÇÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS PARA A INTERVENÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v26i0.2784Palavras-chave:
Educação Infantil, Brincadeira, Teoria histórico-culturalResumo
O objetivo dessa pesquisa foi conhecer e intervir sobre a concepção e a prática de uma professora no emprego da brincadeira, em uma instituição de Educação Infantil. Utilizando a observação e a entrevista semiestruturada, buscamos identificar a concepção e a prática relacionada à brincadeira que os participantes da pesquisa apresentavam. Em seguida foram realizadas intervenções teóricas e práticas tomando como base a perspectiva histórico-cultural. A metodologia utilizada foi a pesquisa-intervenção, por possibilitar a transformação no lócus da pesquisa. A investigação apontou a presença da brincadeira espontânea e brincadeiras complexas nas propostas da educadora. As intervenções demonstraram a importância da atuação docente na ampliação da cultura lúdica das crianças e na qualidade do brincar. Segundo a educadora, as intervenções contribuíram na mudança de sua concepção em relação à brincadeira, no entanto, ainda apontou empecilhos que dificultam o emprego dessa atividade no dia a dia.
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