EDUCAÇÃO MORAL NA ESCOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIAS

Autores

  • Ana Cristina Bortoli Hildebrando dos Santos Rede municipal de ensino de Abdon Batista
  • Maria Teresa Ceron Trevisol UNOESC

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v23i24.1894

Palavras-chave:

Educação moral, escola, experiências de educação moral, desenvolvimento moral

Resumo

O desenvolvimento moral é resultante de um processo contínuo que ocorre por meio das relações estabelecidas entre os indivíduos em diferentes espaços. No decorrer desse processo, a escola, os professores possuem papel fundamental, pois se acredita que, por meio da convivência entre os alunos e das experiências vivenciadas na escola, o aluno tem a oportunidade de construção de conceitos relativos à moral e da importância de sua aplicabilidade no contexto escolar e em outros da vida cotidiana. Este artigo possui como objetivo apresentar dados de uma investigação que buscou identificar experiências pedagógicas, desenvolvidas em escolas localizadas na região da Amplasc – Associação dos Municípios do Planalto Sul de Santa Catarina, que pretendem contribuir para o desenvolvimento moral dos alunos; os procedimentos, os objetivos e a avaliação efetuada no que se refere às experiências realizadas. A amostra foi composta por profissionais de educação que atuam em três escolas da rede municipal de ensino. Como procedimento de coleta dos dados, utilizou-se um questionário composto por questões abertas. A análise dos dados coletados se deu por meio da análise do conteúdo das respostas dos sujeitos pesquisados. Os dados coletados permitiram verificar que a finalidade das experiências realizadas denota a importância atribuída pela escola em relação à formação plena, crítica e autônoma do aluno. A forma como as experiências pedagógicas são trabalhadas demonstra eficiência, o que se reverte na postura e atitudes dos alunos. Em relação aos procedimentos utilizados no desenvolvimento das atividades, constatou-se que se faz necessário que os profissionais proporcionem situações de reflexão, desencadeando processos de organização e reorganização do pensamento de cada aluno, o que consiste na efetivação do desenvolvimento moral do aluno. Evidenciou-se a preocupação dos profissionais pesquisados em relação ao desenvolvimento moral dos alunos, o que consiste num importante ponto de partida para o efetivo trabalho dessa dimensão nas escolas.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v23i24.1894

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cristina Bortoli Hildebrando dos Santos, Rede municipal de ensino de Abdon Batista

Professora da Rede municipal de ensino de Abdon Batista. Mestre em Educação pelo Programa de Pós graduação em Educação – Mestrado em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina-Unoesc.

Maria Teresa Ceron Trevisol, UNOESC

Professora da graduação e do Programa de Pós-graduação em Educação – Mestrado em Educação da Unoesc. Doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

Downloads

Como Citar

DOS SANTOS, A. C. B. H.; TREVISOL, M. T. C. EDUCAÇÃO MORAL NA ESCOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIAS. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 23, n. 24, p. 122–141, 2012. DOI: 10.14572/nuances.v23i24.1894. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/1894. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.