O INVESTIGADOR E SEUS DRAMAS

Autores

  • Dagoberto Buim Arena

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v15i16.178

Palavras-chave:

metodologia de pesquisa, pesquisa etnográfica, pesquisa em sala de aula.

Resumo

Este artigo narra as dificuldades enfrentadas por um pesquisador brasileiro em escolas portuguesas de primeiro ciclo, em Évora e Lisboa, ao utilizar metodologia de cunho etnográfico. O autor aborda os problemas para conseguir autorizações, para entrar nas escolas e para ser aceito pelo grupo de alunos. De outra perspectiva, aponta os desafios para o registro dos dados, sua organização, análise e divulgação em periódicos. Suas conclusões são as de que o pesquisador deve desenvolver algumas condutas para atingir o objetivo de seu trabalho nas relações com os agentes educacionais, entre elas as da paciência, da tolerância e da humildade e, para registrar os dados produzidos durante as aulas, a de observador seletivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

10-03-2010

Como Citar

ARENA, D. B. O INVESTIGADOR E SEUS DRAMAS. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 15, n. 16, 2010. DOI: 10.14572/nuances.v15i16.178. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/178. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê