INVESTIR NO PRÉ-ESCOLAR NA AFRICA SUBSAARIANA. UMA SÍNTESE DA LITERATURA INTERNACIONAL

Autores

  • Abdeljalil Akkari Faculdade de Filosofia e de Ciências da Educação, Universidade de Genebra
  • Colleen Loomis Faculdade de Filosofia e de Ciências da Educação, Universidade de Genebra
  • Thibaut Lauwerier Universidade de Genebra

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v22i23.1765

Palavras-chave:

Educação pré-escolar, África, cultura, comunidades, pedagogia, saúde

Resumo

Esta revisão de literatura integra e sintetiza os conhecimentos existentes sobre educação da primeira infância e dos programas pré-escolares com o objetivo de avaliar sob quais condições a pré-escolarização tem um impacto positivo sobre o desenvolvimento cognitivo e social das crianças em idade pré-escolar e sobre os seus resultados escolares posteriores. Quatro condições fundamentais se destacam na literatura existente sobre o ensino pré-escolar de qualidade em contextos desfavorecidos: 1. Modelos pedagógicos pertinentes; 2. Uma educação ancorada na cultura local; 3. Implicação das famílias e das comunidades; 4. Programas sanitários e nutricionais ligados ao pré-escolar.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v22i23.1765

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Como Citar

AKKARI, A.; LOOMIS, C.; LAUWERIER, T. INVESTIR NO PRÉ-ESCOLAR NA AFRICA SUBSAARIANA. UMA SÍNTESE DA LITERATURA INTERNACIONAL. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 22, n. 23, p. 108–128, 2012. DOI: 10.14572/nuances.v22i23.1765. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/1765. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO