Inteligência Artificial na Análise de Dados Quantitativos de Pesquisa Educacional
Confiabilidade do Data Analyst GPT (ChatGPT) comparado ao SPSS e JAMOVI
DOI:
https://doi.org/10.32930/nuances.v35i00.10682Palavras-chave:
Data Analyst GPT, ChatGPT, SPSS, JAMOVI, Inteligência Artificial (IA)Resumo
A incorporação da Inteligência Artificial (IA) no cenário educacional e de pesquisa marca uma era transformadora, oferecendo oportunidades sem precedentes para aprimorar a forma como aprendemos e realizamos pesquisas. Este artigo explora o potencial do modelo de linguagem baseado em IA, Data Analyst GPT, desenvolvido pela OpenAI, como uma ferramenta confiável para realizar análises de dados quantitativos. A metodologia envolveu o uso do Data Analyst GPT e de dois softwares estatísticos padrão, SPSS e JAMOVI, para realizar uma análise estatística completa em um conjunto de dados educacionais típico, abrangendo vários testes estatísticos padrão, como testes de normalidade, análise de correlação (Pearson e Spearman), análise de variáveis categóricas e testes de comparação de médias (teste t, ANOVA, Tukey, Mann-Whitney U e Kruskal-Wallis), e seus resultados foram comparados.
Downloads
Referências
ff
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Nuances: Estudos sobre Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.