Desigualdades Socioeconômicas e Desempenho Escolar

Análise dos resultados do Saeb/Brasil e do Simce/Chile em 2019

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v35i00.10410

Palavras-chave:

Educação e desigualdes, Nível socioeconômico, Avaliação de sistemas educacionais

Resumo

Este artigo objetiva analisar a influência do fator socioeconômico no desempenho escolar dos estudantes nas avaliações padronizadas aplicadas pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica, no Brasil, e pelo Sistema de Medición de la Calidad de la Educación, no Chile. Trata-se de uma pesquisa comparada de método misto com perspectiva exploratória sequencial, majoritariamente quantitativa, que utiliza dados oficiais obtidos mediante consultas aos portais eletrônicos de ambos os países. Os resultados corroboram a associação entre o status socioeconômico dos estudantes e seu sucesso escolar, com maior intensidade nas categorias socioeconômicas extremas, tanto no Brasil quanto no Chile. Isso ressalta a necessidade premente de desenvolver estratégias inovadoras para equilibrar as expectativas de desempenho acadêmico entre alunos de diferentes origens sociais. Esse desafio se torna ainda mais significativo em face das atuais mudanças educacionais em curso em ambos os países, com especial destaque para as reformas em seus sistemas de avaliação educacional.

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Biografia do Autor

Denilson Junio Marques Soares, Instituto Federal de Minas Gerais

Professor EBTT de Matemática.

Talita Emidio Andrade Soares, Instituto Federal Sul de Minas

Professora EBTT de Matemática.

Daniel Eduardo Ríos-Muñoz, Universidad de Santiago de Chile

Professor da Facultad de Humanidades.

Wagner dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação.

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Publicado

06-08-2024

Como Citar

SOARES, D. J. M.; SOARES, T. E. A.; RÍOS-MUÑOZ, D. E.; SANTOS, W. dos. Desigualdades Socioeconômicas e Desempenho Escolar: Análise dos resultados do Saeb/Brasil e do Simce/Chile em 2019 . Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 35, n. 00, p. e024006, 2024. DOI: 10.32930/nuances.v35i00.10410. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/10410. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Publicação Contínua