A INVISIBILIDADE DO TRABALHO DAS MULHERES NA LAVOURA CACAUEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v20i1.6047

Resumo

O objetivo desse artigo é apresentar a análise das estratégias de acumulação capitalista para invisibilizar o trabalho das mulheres, trabalhadoras rurais das fazendas produtoras de amêndoas de cacau que, historicamente, se organizam numa estrutura hierárquica masculina. A partir da análise da visibilidade ou invisibilidade do trabalho das mulheres se pretende compreender as trajetórias de suas vidas utilizando como recurso de mediação suas memórias, assim como as memórias dos trabalhadores por meio de entrevistas abertas e semiestruturadas. Os elementos espaço temporais foram construídos acerca da ascensão e declínio da produção de cacau no município de Camacã, Bahia entre as décadas de 1970 e a atualidade. As amêndoas foram e são produtoras de riquezas e de uma profunda diferença entre as classes sociais (os detentores da propriedade das terras em contradição com os detentores da força de trabalho), os gêneros (demarcando os salários em função dos sexos) e a “raça” (uma vez serem pardas e negras a maioria das trabalhadoras). A conclusão é que o trabalho feminino é invisibilizado e inserido numa rede de relações de exploração da força de trabalho e que as relações de classe não as únicas existentes no espaço agrícola de produção de cacau, mas que também há relações de divisão sexual do trabalho que reforçam as diferenças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudete Ramos Oliveira, UESB - Universidade do Sudoeste da Bahia

Mestre em Memória: Linguagem e Sociedade pela Universidade do Sudoeste da Bahia - UESB. Professora da Rede Pública de Educação do Estado da Bahia, Brasil.

Ana Elizabeth Santos Alves, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB PPGLS – Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e sociedade.

Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Pós-doutorado em Educação pela Unicamp. Professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Memória Linguagem e Sociedade.

Downloads

Publicado

2019-06-07

Como Citar

Oliveira, C. R., & Alves, A. E. S. (2019). A INVISIBILIDADE DO TRABALHO DAS MULHERES NA LAVOURA CACAUEIRA. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 20(1), 170–184. https://doi.org/10.33026/peg.v20i1.6047

Edição

Seção

ARTIGOS