O AGRONEGÓCIO DO COCO NO BRASIL E A TERRITORIALIZAÇÃO DO CAPITAL

Autores

  • Leandro Vieira Cavalcante Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v19i3.5843

Resumo

O agronegócio do coco está em ampla expansão no Brasil especialmente desde a década de 1990, favorecendo a instalação e/ou expansão de grandes empresas agrícolas e agroindustriais. Com isso, nota-se um impulso no processo de territorialização do capital na produção brasileira de coco, representado pelo poderio dessas grandes empresas que agora regulam diversas etapas do circuito espacial produtivo desse fruto, trazendo inúmeros impactos socioambientais e territoriais. Nesse sentido, o objetivo principal deste artigo é elucidar um debate acerca da difusão do agronegócio do coco e da territorialização do capital nessa atividade, tomando como recorte empírico o Estado do Ceará, que abriga algumas das mais importantes empresas do país e é onde o grande capital vem agindo intensamente de modo a assegurar sua atuação no território.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Vieira Cavalcante, Universidade Estadual do Ceará

Doutorando, Mestre e Graduado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Géographie des Pays Emergents et en Développement pela Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne (PARIS 1). Pesquisador do NATERRA - Grupo de Pesquisa e Articulação Campo, Terra e Território (UECE/CNPq) e membro da Rede Dataluta (NERA/UNESP) e do grupo de pesquisa Sistemas Técnicos e Espaço (UECE/CNPq). Tem experiência na área de pesquisa em Geografia Humana com ênfase em Geografia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: territorialização do capital no campo, questão agrária, uso corporativo do território, conflitos territoriais, expansão do agronegócio, reestruturação produtiva da agricultura, circuitos espaciais da produção agrícola e dinâmicas socioespaciais no campo.

Downloads

Publicado

2019-01-21

Como Citar

Cavalcante, L. V. (2019). O AGRONEGÓCIO DO COCO NO BRASIL E A TERRITORIALIZAÇÃO DO CAPITAL. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 19(3), 117–143. https://doi.org/10.33026/peg.v19i3.5843

Edição

Seção

ARTIGOS