CAFÉ, TERRA E TRABALHO NO MUNICÍPIO DE NEPOMUCENO-MG

Autores

  • Fábio Luiz Tezini Crocco Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA)
  • Lucas Guedes Vilas Boas Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Campus IX, Nepomuceno-MG, Brasil.
  • Gianni Tonelli Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Campus IX, Nepomuceno-MG, Brasil.
  • Victor Hugo Mendes Siqueira Marques Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Campus IX, Nepomuceno-MG, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v18i3.5328

Resumo

Este trabalho analisa questões concernentes à terra e ao trabalho na produção cafeeira no município de Nepomuceno-MG. Localizado na mesorregião Campo das Vertentes de Minas Gerais e com economia assentada no setor agropecuário, o município se destaca produtivamente pela cafeicultura e pelo setor granjeiro. A centralidade das atividades rurais e, principalmente, da cafeicultura, motivou diversas investigações pautadas em análises bibliográficas e pesquisas de campo entre os anos de 2015 e 2016. Este trabalho sintetiza algumas das questões analisadas nesse percurso investigativo e dá ênfase a três aspectos: (1) a questão agrária, (2) o trabalho na colheita de café e (3) a interface trabalho e saúde. Essas questões são debatidas a partir de uma perspectiva crítica a fim de apresentar e problematizar as contradições socioeconômicas e laborais presentes no município de Nepomuceno-MG.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Luiz Tezini Crocco, Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA)

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - Bacharelado (2005) e Licenciatura (2006) e mestrado em Filosofia pela mesma instituição (2008). É doutor em Ciências Sociais pela UNESP (2014) na linha de pesquisa Determinações do mundo do Trabalho. Desenvolveu estágio doutoral no Centro de Estudos Sociais (CES) vinculado à Universidade de Coimbra em Portugal por meio do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE-CAPES). Atualmente é professor do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). Tem experiência nas áreas da Sociologia do Trabalho e da Cultura, atuando com referências teóricas do materialismo histórico e teoria crítica.

Lucas Guedes Vilas Boas, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Campus IX, Nepomuceno-MG, Brasil.

Licenciado e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2013). Especialista em Ciências Humanas e Saúde pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2014). Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2016). Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui experiência docente no Ensino Fundamental, no Ensino Médio, no Ensino Técnico e na Educação de Jovens e Adultos nas Redes Estadual e Federal de Ensino. Atualmente é Professor Adjunto no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) - Unidade Nepomuceno e Coordenador de Extensão e Desenvolvimento Comunitário na mesma instituição. Possui experiência nas áreas de Geografia Agrária, Geografia da Saúde e Ensino de Geografia, desenvolvendo pesquisas relacionadas aos temas: Fome, Alimentação, Segurança Alimentar, Renda da Terra, Agricultura, Marxismo, entre outros. Também atua com Pesquisa e Extensão relacionados à Geografia. Pesquisador no Grupo de Pesquisa do CEFET-MG, Trabalho, Cultura e Materialismo e no Grupo de Pesquisa Estudos Geográficos, ambos certificados pelo CNPQ.

Gianni Tonelli, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Campus IX, Nepomuceno-MG, Brasil.

Discente do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Campus IX, Nepomuceno-MG, Brasil. Bolsista de PIBIC-JR (2016).

Victor Hugo Mendes Siqueira Marques, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Campus IX, Nepomuceno-MG, Brasil.

Discente do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Campus IX, Nepomuceno-MG, Brasil. Bolsista de PIBIC-JR (2016).

Downloads

Publicado

2018-01-31

Como Citar

Crocco, F. L. T., Vilas Boas, L. G., Tonelli, G., & Marques, V. H. M. S. (2018). CAFÉ, TERRA E TRABALHO NO MUNICÍPIO DE NEPOMUCENO-MG. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 18(3). https://doi.org/10.33026/peg.v18i3.5328

Edição

Seção

ARTIGOS