IMPERIALISMO: NOVO SIGNIFICADO DA PARTILHA TERRITORIAL NA CONTEMPORANEIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v18i1.4987

Resumo

O presente artigo tem como objeto de análise a fase imperialista do capitalismo na contemporaneidade. A internacionalização do capitalismo, em sintonia com processo de financeirização do capital, permitiu um regime de acumulação sem precedentes e com alto grau de expropriação. A interpenetração de capitais afiançou corporações transnacionais de diferentes formações sociais e de distintos matizes, que atuam em escala global. No imperialismo contemporâneo, os países periféricos também participam do processo de partilha, a qual se tornou prioritariamente mediata (e não mais imediata). Em suma, na atual quadra histórica, a dinâmica imperialista contemporânea conduz à mescla de investimentos de players oriundos de distintos países, buscando apropriação absoluta/relativa do espaço, em uma busca desenfreada pela valorização do capital. 

Palavras-chave: Imperialismo, capital financeiro, partilha territorial

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Gama Lima, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Geografia Agrária e Dinâmica Regional pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atualmente, exerce o cargo de Docente do Curso de Geografia do Campus Sertão da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Downloads

Publicado

2017-05-30

Como Citar

Lima, L. G. (2017). IMPERIALISMO: NOVO SIGNIFICADO DA PARTILHA TERRITORIAL NA CONTEMPORANEIDADE. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 18(1). https://doi.org/10.33026/peg.v18i1.4987

Edição

Seção

ARTIGOS