A MEMÓRIA COLETIVA, TRABALHO E TRADIÇÕES NA CONFIGURAÇÃO ESPACIAL DO POVOADO DE ITAIPU-BA

Autores

  • Urânia Teixeira Amaral UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
  • Ana Elizabeth Santos Alves Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v18i1.4668

Resumo

RESUMO

O presente artigo objetiva compreender a presença da memória coletiva no povoado de Itaipu e demonstrar como ela é refletida na vivência dos grupos, tendo em vista as relações de trabalho e as tradições criadas, especificamente a comemoração do São João e a prática do tropeirismo no lugar.  Os principais teóricos utilizados na pesquisa foram Halbwachs (1990), nas discussões sobre memória; Massey (2008) e Martins (1998), os quais abordam o lugar das tradições. As narrativas dos moradores foram imprescindíveis para o entendimento de como se configurou o espaço de Itaipu e as influências da memória das tradições nas relações de trabalho e na vivencia dos grupos pertencentes ao mesmo.

Palavras-Chave: Memória coletiva – Lugar – Tradições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Urânia Teixeira Amaral, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA

Geografia

Ana Elizabeth Santos Alves, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Doutora em educação. Docente do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas e do Programa de Pós-Graduação em Memória, Linguagem e Sociedade, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Membro do Museu Pedagógico da UESB.

Downloads

Publicado

2017-05-30

Como Citar

Amaral, U. T., & Alves, A. E. S. (2017). A MEMÓRIA COLETIVA, TRABALHO E TRADIÇÕES NA CONFIGURAÇÃO ESPACIAL DO POVOADO DE ITAIPU-BA. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 18(1). https://doi.org/10.33026/peg.v18i1.4668

Edição

Seção

ARTIGOS