A INSERÇÃO DE MULHERES NA INDÚSTRIA DE CONSTRUÇÃO NAVAL E OFF-SHORE EM RIO GRANDE-RS: A RELAÇÃO COM O SINDICATO

Autores

  • Susana Maria Veleda da Silva Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Andressa Cristiane Colvara Almeida Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v16i2.3920

Resumo

A partir dos elementos teórico-conceituais trabalho, gênero e territorialidade, a pesquisa está contextualizada na primeira década do século XXI e nas mudanças econômicas ocorridas no município de Rio Grande (RS), decorrentes das políticas de âmbito nacional, com destaque para a indústria de construção naval e off-shore. O estudo tem por objetivo analisar a relação das trabalhadoras com o sindicato dos metalúrgicos. A pesquisa qualitativa empregou, como técnica de coleta de dados, entrevistas semiestruturadas e observações da atuação das trabalhadoras e do sindicato durante greves e paralisações. A pesquisa realizou análise de conteúdo, utilizando, como ponto de partida, o software NVIVO 9. As trabalhadoras apresentaram algumas reivindicações específicas e foram elencados itens esclarecedores para uma baixa participação das entrevistadas nas ações sindicalistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Susana Maria Veleda da Silva, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Possui graduação em Geografia Licenciatura Plena (Universidade Federal do Rio Grande / FURG, 1987); mestrado em Sociologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul / UFRGS, 1999); doutorado em Geografia Humana (Universitat Autònoma de Barcelona / UAB, Espanha, 2004) e pós-doutorado (Universitat Autònoma de Barcelona / UAB, Espanha, 2012). Professora de Geografia no Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Pesquisadora do Núcleo de Análises Urbanas (NAU/FURG). Pesquisadora do Grupo de Investigación de Geografía y Género da Universitat Autónoma de Barcelona/UAB. Representante da América Latina na Comissão de Geografia e Gênero da União Geográfica Internacional (UGI) no período 2008-2012. Tem experiência na área de Geografia humana, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho e população com ênfase nas relações de gênero e nas Geografias feministas.

Andressa Cristiane Colvara Almeida, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande(FURG). Participa de pesquisas ligadas às questões de gênero e suas relações com o trabalho pelo Núcleo de Análises Urbanas da FURG.

Downloads

Publicado

2016-04-04

Como Citar

Veleda da Silva, S. M., & Colvara Almeida, A. C. (2016). A INSERÇÃO DE MULHERES NA INDÚSTRIA DE CONSTRUÇÃO NAVAL E OFF-SHORE EM RIO GRANDE-RS: A RELAÇÃO COM O SINDICATO. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 16(2). https://doi.org/10.33026/peg.v16i2.3920

Edição

Seção

DOSSIÊ "TRABALHO, GÊNERO E TERRITÓRIO"