A REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA DO CAPITAL E A FORMAÇÃO ESCOLAR: O DISCURSO PRESENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA.

Thiago Bueno Saab, Ideni Terezinha Antonello

Resumo


Durante o processo de formação escolar, entra em campo o papel da ideologia na educação que, na atual conjuntura, tem servido para corroborar esse novo e precário mundo do trabalho. Dessa forma, o objetivo central deste artigo é analisar o conteúdo da reestruturação produtiva do capital, presente nos livros didáticos de Geografia, na perspectiva de apreender os discursos existentes nesses livros. O universo da pesquisa foi composto de um colégio público e outro particular para a análise de livros e apostilas adotados. Assim, realizou-se análise do material utilizado no ensino público e no privado, para verificar se há por parte dos autores, algum tipo de intencionalidade, ou seja, se há um discurso ideológico. Complementando a pesquisa, foram realizadas entrevistas com um professor de Geografia de cada colégio para investigarcomo eles percebem o conteúdo relativo à  reestruturação produtiva do capital presente nas obras didáticas com que trabalham.


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DOI: https://doi.org/10.33026/peg.v16i1.3430

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ISSN: 1676-3025