O TRABALHO COMO CATEGORIA FUNDANTE PARA COMPREENDER O SERINGUEIRO NO ESTADO DO ACRE: DA FLORESTA À FÁBRICA DE PRESERVATIVOS MASCULINOS DE XAPURI

Autores

  • Karina Furini da Ponte Universidade Federal do Acre (UFAC)
  • Antonio Thomaz Junior Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v16i1.3358

Resumo

O objetivo do artigo é compreender os seringueiros que vivem na Resex Chico Mendes e nos projetos de assentamentos no estado do Acre enquanto um trabalhador da floresta e que, a partir de 2008, também se torna um trabalhador da Fábrica de Preservativos Masculinos de Xapuri. A princípio, tais sujeitos se constroem através de uma íntima relação metabólica com a natureza que marca sua vida, seu trabalho e seu território de modo que o valor de uso permeia seu cotidiano existencial. Por outro lado, é a partir da sua inserção enquanto fornecedor de látex para a Preservativos Natex que ocorrem transformações significativas em sua constituição de vida e de trabalho ocasionadas pela vinculação à lógica do capital. Portanto, o trabalho assume uma centralidade na análise, pois além de representar a categoria fundante do ser social representa um instrumento relevante para a reprodução do capital por meio da sujeição do trabalho ao capital/Estado/Natex.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karina Furini da Ponte, Universidade Federal do Acre (UFAC)

Professora do curso de Geografia da Universidade Federal do Acre. Membro do Grupo de Pesquisa “Centro de Estudos de Geografia do Trabalho” (CEGeT)

Antonio Thomaz Junior, Universidade Estadual Paulista

Professor dos Cursos de Graduação e de Pós-Graduação da FCT//UNESP/Presidente Prudente; Pesquisador PQ/CNPq; Coordenador do CEGeT.

Downloads

Publicado

2015-08-18

Como Citar

Ponte, K. F. da, & Junior, A. T. (2015). O TRABALHO COMO CATEGORIA FUNDANTE PARA COMPREENDER O SERINGUEIRO NO ESTADO DO ACRE: DA FLORESTA À FÁBRICA DE PRESERVATIVOS MASCULINOS DE XAPURI. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 16(1). https://doi.org/10.33026/peg.v16i1.3358

Edição

Seção

ARTIGOS