A EXPANSÃO DO SETOR SUCROENERGÉTICO NA MICRORREGIÃO GEOGRÁFICA DE ITUIUTABA (MG) E A DEGRADAÇÃO DO TRABALHADOR CANAVIEIRO.

Autores

  • Rogério Gonçalves de Carvalho
  • Joelma Cristina dos Santos
  • Luiz Carlos Santos da Silva

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v14i1.2096

Resumo

Com o choque do petróleo ocorrido durante a década de 1970, houve a necessidade de se buscar uma alternativa a esse recurso fóssil que até então era a principal matriz energética utilizada no Brasil. Desde então, o governo brasileiro passou a investir na produção de etanol por meio da cana-de-açúcar, que além de ser um recurso renovável é mais viável economicamente. Diante deste contexto, o presente artigo tem como intuito fazer uma contextualização a respeito da expansão da cana de açúcar no território brasileiro, principalmente nas últimas décadas, apontando de que forma esse processo ocorre na Microrregião Geográfica de Ituiutaba, situada no Triângulo Mineiro e constituída pelos municípios de Cachoeira Dourada, Ipiaçú, Capinópolis, Santa Vitória, Gurinhatã e Ituiutaba. Além dessa expansão, pretende-se apontar as condições a que são submetidos os migrantes nordestinos cortadores de cana das agroindústrias canavieiras instaladas nessa parte do território mineiro.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-07-15

Como Citar

Carvalho, R. G. de, Santos, J. C. dos, & Silva, L. C. S. da. (2013). A EXPANSÃO DO SETOR SUCROENERGÉTICO NA MICRORREGIÃO GEOGRÁFICA DE ITUIUTABA (MG) E A DEGRADAÇÃO DO TRABALHADOR CANAVIEIRO. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 14(1). https://doi.org/10.33026/peg.v14i1.2096

Edição

Seção

ARTIGOS