A LUTA PELA TERRA E PELA EDUCAÇÃO NO ASSENTAMENTO RURAL DO MST ZUMBI DOS PALMARES E NO ACAMPAMENTO PEQUENA VANESSA, MARI, PARAÍBA

Autores

  • Mara Edilara Batista de Oliveira
  • María Franco García

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v10i1.1688

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar a proposta educativa do MST e a sua relação com a formação territorial do Assentamento Zumbi dos Palmares, localizado no município de Mari na região da Mata Paraibana. Nosso ponto de partida foi a escola, porém algumas questões prévias nos pareceram importantes como: contextualizar histórica e espacialmente os movimentos sociais no campo, com ênfase no MST; a proposta educativa do paradigma da Educação do Campo e; as leis e diretrizes operacionais que crescem juntamente com essa proposta. A Escola Zumbi dos Palmares, do assentamento estudado, vem tentando contribuir na formação do aluno trabalhador do/no campo. Desde a luta pela sua construção até os desafios assumidos para a implementação de uma educação voltada para a realidade dos seus alunos. O ensino de geografia nesta escola pode contribuir com o fortalecimento de uma educação propositiva, afincada no paradigma de uma educação do/no campo.

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Publicado

2012-07-03

Como Citar

Oliveira, M. E. B. de, & García, M. F. (2012). A LUTA PELA TERRA E PELA EDUCAÇÃO NO ASSENTAMENTO RURAL DO MST ZUMBI DOS PALMARES E NO ACAMPAMENTO PEQUENA VANESSA, MARI, PARAÍBA. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 10(1). https://doi.org/10.33026/peg.v10i1.1688

Edição

Seção

PRIMEIRAS PEGADAS