ENTRE A LÓGICA DA NECESSIDADE E A DE MERCADO: CENÁRIOS RECENTES DA PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO NO NÚCLEO CIDADE NOVA, MARABÁ (PA)

Autores

  • Marcus Vinícius Mariano de Souza Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Palavras-chave:

produção do espaço, empreendimentos imobiliários, aglomerados subnormais, Marabá, Cidade Nova.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de produção do espaço urbano no núcleo Cidade Nova, na cidade de Marabá (PA), no período compreendido entre 2008 e 2013, a partir da premissa de que existem lógicas diferenciadas deste processo de produção, de acordo com as estratégias de diferentes atores sociais. Para o desenvolvimento do trabalho realizou-se uma discussão teórica a respeito da produção do espaço e mercado imobiliário, bem como sobre o processo de formação da Cidade Nova. Também foram analisados os dados referentes aos empreendimentos imobiliários surgidos no período, bem como das áreas de ocupações urbanas, a partir dos quais foram produzidos quadro, tabelas e mapas. Foi possível concluir a partir da lógica de mercado há a expansão do tecido urbano, por meio de vazios e, pela lógica da necessidade, é que se efetivam as moradias e construções na Cidade Nova.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Souza, M. V. M. de. (2015). ENTRE A LÓGICA DA NECESSIDADE E A DE MERCADO: CENÁRIOS RECENTES DA PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO NO NÚCLEO CIDADE NOVA, MARABÁ (PA). Caderno Prudentino De Geografia, 2(36), 99–115. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/3290

Edição

Seção

Artigos/Articles/Artículos/Articles