PESQUISA EM GEOGRAFIA URBANA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE ANÁLISE ESPACIAL COM O USO DO CADASTRO NACIONAL DE ENDEREÇOS PARA FINS ESTATÍSTICOS (CNEFE)

Andréa Leandra Porto-Sales, Edna Maria Jucá Couto, Arthur Magon Whitacker, Maria Encarnação Beltrão Sposito, Sérgio Moreno Redón, Vitor Koiti Miyazaki

Resumo


O CNEFE é um cadastro do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que contém diversos tipos de endereços no Brasil. Esse banco de dados proporciona uma geração de informações bastante inovadora e significativa para as pesquisas de Geografia Urbana, especialmente pela escala geográfica da informação, pelas possibilidades de manejo dos dados a partir dos objetivos de pesquisa e o acesso público e gratuito. Neste artigo, expomos a metodologia para o estudo de cidades médias desenvolvida por pesquisadores do Grupo de Pesquisa Produção do Espaço Urbano e Redefinições Regionais (GASPERR). Um conjunto de procedimentos metodológicos para geração e leitura de informações e resultados de pesquisas já concluídas são apresentados. A conjunção desse banco de dados ao do Cadastro Nacional das Atividades Econômicas (CNAE) é uma proposta inovadora que permite a realização de pesquisas mais refinadas e de grande porte.

Palavras-chave


CNEFE, geografia urbana, cidades médias, CNAE, análise espacial

Texto completo:

PDF


Caderno Prudentino de Geografia - ISSN: 2176-5774

 

Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Local Presidente Prudente/SP

Rua Roberto Simonsen, 305, Centro Educacional, CEP: 19.060-900, Presidente Prudente, São Paulo.