COMPARAÇÃO DA DINAMICA GEOMORFOCLIMATICA ENTRE ÁREAS FLORESTADAS E DE PASTAGENS INFLUENCIADAS POR MIGRAÇÃO DE ANIMAIS NO FAXINAL MARMELEIRO DE CIMA - REBOUÇAS-PR

Autores

  • Aparecido Ribeiro Andrade Unicentro
  • Valdemir Antoneli Unicentro
  • João Anesio Bednarz Unicentro

Palavras-chave:

Faxinais, erosão de solos, elementos do clima, sazonalidade

Resumo

O presente trabalho está centrado na perspectiva de investigar a dinâmica ambiental em sistemas agrosilvopastoris, considerando-as como atividades tradicionais de uso da terra em sistemas de Faxinais. Para tanto, técnicas e metodologias consagradas na climatologia e geomorfologia foram imprescindíveis no monitoramento e análise dos dados. O período de monitoramento, tanto dos dados climáticos como geomorfológicos, totalizou 12 meses, sendo que os dados climáticos foram coletados automaticamente, com intervalos horários durante todos os dias do período. Com relação aos dados geomorfológicos, esses foram coletados através de campanhas a campo nas diferentes estações do ano. Os resultados encontrados possibilitaram afirmar que os elementos do clima influenciam a migração de animais domésticos (suínos, bovinos e equinos) que, por sua vez, propiciam aumento e diminuição dos processos erosivos atuantes. Tal dinâmica ocorre de maneira distinta nos ambientes florestados e abertos (pastagens).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aparecido Ribeiro Andrade, Unicentro

Graduação (1998) e Mestrado em Geografia (2003) pela UEM. Doutorado em Geografia pela UFPR em 2010. Atualmente é professor adjunto do departamento de Geografia da Unicentro, Campus CEDETEG - Guarapuava-PR. Atua na área de Geografia Física, com ênfase em processos hidroclimatológicos.

Valdemir Antoneli, Unicentro

Graduado em Geografia pela Unicentro, Mestre em Geografia pela UEM e Doutor em Geografia pela UFPR (2011). Atualmente é professor adjunto do departamento de Geografia da Unicentro, Campus de Irati-PR. Atua na área de Geografia Física (Geomorfologia) com enfoque em processos erosivos e práticas agrícolas em comunidades tradicionais.

João Anesio Bednarz, Unicentro

Graduado em Geografia pela Unicentro (2011) e mestrando em Geografia pela Unicentro. Atua na área de Geografia Física, com enfoque em processos hidrogeomorfológicos.

Downloads

Publicado

2012-12-30

Como Citar

Andrade, A. R., Antoneli, V., & Bednarz, J. A. (2012). COMPARAÇÃO DA DINAMICA GEOMORFOCLIMATICA ENTRE ÁREAS FLORESTADAS E DE PASTAGENS INFLUENCIADAS POR MIGRAÇÃO DE ANIMAIS NO FAXINAL MARMELEIRO DE CIMA - REBOUÇAS-PR. Caderno Prudentino De Geografia, 1(34), 4–23. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/1843

Edição

Seção

Artigos/Articles/Artículos/Articles