A GEOGRAFIA E A HISTÓRIA DA LUTA PELA TERRA EM MATO GROSSO DO SUL / The geography and history of the struggle for land in Mato Grosso do Sul: achievements and challenges to the peasantry / La geografía y la historia de la lucha por la tierra en Mato Grosso do Sul: logros y desafíos para el campesinado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i62.7850

Palavras-chave:

Latifúndio, Movimentos Socioterritoriais, Reforma agrária, Luta pela Terra.

Resumo

Resumo: 

Este artigo tem o objetivo contribuir para uma reflexão acerca da questão agrária em Mato Grosso do Sul. Relatamos os processos históricos da grilagem de terra e expulsão das populações do campo pelo capital monopolista que teve como consequência, por um lado, a concentração da terra e o desenvolvimento do capitalismo no campo, mas por outro, fez com que os sujeitos excluídos se organizassem para lutar pela recriação camponesa por meio dos movimentos socioterritoriais. Esta luta levou a territorialização camponesa expressa na conquista dos assentamentos rurais no estado. A metodologia do artigo tem como base, em sua primeira parte, a discussão teórica a partir de livros, artigos de periódicos e teses de doutorado relacionada à luta pela terra no Brasil e no estado de Mato Grosso do Sul. Na segunda parte desenvolvemos pesquisa de campo junto aos órgãos federal, Instituto de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e estadual, Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural do Mato Grosso do Sul (AGRAER).

 

Como citar este artigo:

ASSUNÇÃO, Adenilso dos Santos; CAMACHO, Rodrigo Simão. A geografia e a história da luta pela terra no Mato Grosso do Sul: conquistas e desafios para o campesinato. Revista NERA, v. 25, n. 62, p. 22-50, jan.-abr., 2022.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adenilso dos Santos Assunção, UFGD

Professor, graduado em geógrafo, especialista em educação do campo, mestrando em geografial

Rodrigo Simão Camacho, UFGD

Pós doutor em Geografia, professor efetivo LEDUC-UFGD

Downloads

Publicado

2022-01-19 — Atualizado em 2022-11-23

Versões

Como Citar

Assunção, A. dos S., & Camacho, R. S. (2022). A GEOGRAFIA E A HISTÓRIA DA LUTA PELA TERRA EM MATO GROSSO DO SUL / The geography and history of the struggle for land in Mato Grosso do Sul: achievements and challenges to the peasantry / La geografía y la historia de la lucha por la tierra en Mato Grosso do Sul: logros y desafíos para el campesinado. REVISTA NERA, (62). https://doi.org/10.47946/rnera.v0i62.7850 (Original work published 19º de janeiro de 2022)

Edição

Seção

Artigo original