INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DE CRIANÇAS COM CINCO ANOS DE IDADE

Autores

  • Hélder Teixeira Costa Universidade de Vigo
  • José Filipe Silva Gonçalves Universidade de Vigo
  • Paulo Sérgio Pimenta Universidade de Vigo
  • Victor Arufe-Giraldez Universidade da Coruña - Facultade de Ciencias da Educación

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v27i3.4630

Palavras-chave:

Educação Física, Atividade Física, Psicomotricidade, Desenvolvimento Motor, Ensino Pré-escolar

Resumo

No processo de ensino aprendizagem as aulas de Educação Física promovem o desenvolvimento físico e mental da criança. Este estudo pretende verificar a influência da aula de Educação Física no Desenvolvimento Psicomotor de alunos do ensino pré-escolar de cinco anos.

A amostra foi constituída por 126 alunos, de ambos os sexos, com cinco anos de idade, de nove Jardins-de-infância públicos do Concelho do Porto (Portugal). Aplicou-se uma bateria de testes psicomotores (pré teste) para aferir o Perfil de Desenvolvimento Psicomotor dos alunos. Posteriormente a amostra foi dividida em dois grupos: Grupo Experimental (GE = 62) e Grupo Controlo (GC = 64). De seguida, professores de Educação Física aplicaram, durante 24 semanas, um Plano de Educação Física Estruturado (PEFE), ao Grupo Experimental. Terminada a aplicação do PEFE aplicou-se a mesma bateria de testes psicomotores (pós teste) em ambos os grupos.

Os resultados demonstraram que ambos os grupos evoluíram o seu perfil psicomotor, no entanto, esta evolução foi sempre superior no GE. Verificamos que não houve variações significativas quanto ao sexo.

A Educação Física é importante para o Desenvolvimento Psicomotor das crianças em idade pré-escolar. Verificou-se a importância da Atividade Física na relação das crianças com o meio exterior através do desenvolvimento global promovido pelas aulas de Educação Física estruturadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hélder Teixeira Costa, Universidade de Vigo

[Português] Natural do Porto. Terminou o ensino secundário científico-geral no ano 1997. Posteriormente realizou a Licenciatura em Ensino Básico - Primeiro Ciclo na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (1997-2001). Concluiu a Pós-Graduação em Administração e Planificação da Educação da Universidade Portucalense em (2003- 2004). Paralelamente realizou variadas formações e especializações sobre temas como História da Infância, Expressão Dramática, Jogos Pedagógicos sendo Formador Profissional qualificado. Em 2007 adquiriu o Diploma em Estudos Avançados na Universidade de Vigo (2007-2009). Doutorou-se em Didáticas Especiais pela Universidade de Vigo (2009 -20015) com quem colabora com regularidade. 

É revisor externo da Revista Científica Sportis. Scientific Technical Journal of School Sport, Physical Education and Psychomotricity, indexada nas principais bases de dados e editada pela Universidade da Corunha. 

Participou em congressos internacionais realizados em Portugal e Espanha. Realizou diversas investigações sobre a importância da Educação Física na primeira Infância, destacando a sua estreita colaboração com a Universidade de Vigo (Facultade de CC da Educación e do Deporte de Pontevedra - Espanha) com o Prof. Dr. Roberto Barcala Furelos, Prof. Dr. Víctor Arufe Giráldez (Universidade da Corunha) e Prof. Dr. Cristian Abelairas Gómez (Universidad Europea del Atlántico, Spain). 

Downloads

Publicado

31-03-2017

Como Citar

COSTA, H. T.; GONÇALVES, J. F. S.; PIMENTA, P. S.; ARUFE-GIRALDEZ, V. INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DE CRIANÇAS COM CINCO ANOS DE IDADE. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 27, n. 3, p. 79–100, 2017. DOI: 10.14572/nuances.v27i3.4630. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/4630. Acesso em: 1 dez. 2022.

Edição

Seção

Dossiê