PIERRE BOURDIEU E O PODER SIMBÓLICO PARTE I: OS PASSOS TEÓRICOS DA SOCIOLOGIA CRÍTICA

Autores

  • Marcos Faccioli Gabriel FCT/UNESP, Presidente Prudente/SP

Resumo

Pierre Bourdieu construiu sua sociologia ao pôr em questão o estatuto científico da ciência social, o qual oscila entre a aparência do que se põe como “dado”, como no positivismo, e a teoria marxista do “reflexo” que punha a ideologia, ou poder simbólico, sob a determinação dos interesses materiais das classes sem esclarecer como isto se dava na mecânica molecular dos operadores práticos, ou seja, por uma obscura ação à distância. Superar estes hiatos requereu que o autor empreendesse uma reforma do conceito sociológico, deixando o conceito substancialista, ou por abstração, e passando ao conceito funcional. Assim, a sociologia pode incorporar a posição científica propriamente da dúvida radical que põe fora de vigência o “dado”; doravante, problemas e conceitos sociológicos deveriam ser construídos. Surge, desse modo, o conceito de poder simbólico construído funcionalmente e os conceitos correlatos de campo, habitus e uma noção flexível, nuançada e derivada funcionalmente a partir da economia, de capital simbólico, pela qual a estrutura dos campos é homológa à hierarquia social econômica, mas se legitima de modo autônomo e se impõe por critérios de competência e credenciais com um mínimo dispêndio de energia ou de violência explícita, reproduzindo princípios de classificação ou operando a afirmação cognitiva de relações de força necessárias à reprodução social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Faccioli Gabriel, FCT/UNESP, Presidente Prudente/SP

Possui graduação em Arquitetura pela Universidade de São Paulo (1985) e mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é regime de turno completo - rtc da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Teoria da Arquitetura, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura brasileira, acervo de imagens, arquitetura, história da arquitetura e arquitetura moderna.

Downloads

Publicado

2018-03-28

Como Citar

Faccioli Gabriel, M. (2018). PIERRE BOURDIEU E O PODER SIMBÓLICO PARTE I: OS PASSOS TEÓRICOS DA SOCIOLOGIA CRÍTICA. Revista Tópos, 1(3), 98–109. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/topos/article/view/5705

Edição

Seção

Artigos