BLEMA, O “CAUSO” DA ÁGUA ENCANADA NO CARIRI VELHO

Autores

  • Diana Helene Ramos FCT/UNESP, Presidente Prudente/SP

Resumo

A partir de uma historia (um “causo”) vivida e reinventada pela autora - a saber: um passeio à região do Lajedo Velho, no sertão da Paraíba - se desenrola um debate sobre o impacto da inserção de tecnologias no território. Por meio das questões colocadas pelo geógrafo Mílton Santos acerca dos desdobramentos que envolvem a adoção de meios técnicos-científicos-informacionais, busca-se indagar em que medida o conforto do acesso à água encanada adquirido por uma comunidade carente implica uma série de contradições sobre a maneira como as tecnologias são concebidas, valoradas e assimiladas.

Palavras-chave: Paraíba, Tecnologia, Território.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diana Helene Ramos, FCT/UNESP, Presidente Prudente/SP

HELENE, Diana é professora de estudos urbanos no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO); com graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2005); mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de São Paulo - USP (2009); doutorado em Planejamento Urbano e Regional no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de janeiro - IPPUR-UFRJ (2015) com doutorado sanduíche na École des Hautes Études en Sciences Sociales - EHESS (Paris-França, 2013); pós-doutorado em estudos urbanos no Instituto de Geografia da Université du Québec à Montréal - UQAM (Canadá, 2016/2017); e pós-doutorado em Planejamento Urbano e Regional no IPPUR-UFRJ (2017/2018). Tem experiência no ensino e pesquisa dos seguintes temas: gênero, direito à cidade, planejamento urbano e regional, projeto urbano, história do urbanismo, informalidade urbana, habitação social e economia solidária. Na extensão universitária e na educação popular tem experiência em cooperativismo, autogestão, comunicação popular e comunitária, arte-educação, produção audiovisual e reforço escolar em cooperativas populares, comunidades e movimentos sociais. Ganhou o prêmio de melhor tese na área do Planejamento Urbano e Regional pelo Prêmio Capes de Tese - Edição 2016 (Helene, 2015).

Downloads

Publicado

2018-03-28

Como Citar

Ramos, D. H. (2018). BLEMA, O “CAUSO” DA ÁGUA ENCANADA NO CARIRI VELHO. Revista Tópos, 1(3), 67–78. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/topos/article/view/5703

Edição

Seção

Artigos