Livros didáticos e o ensino de arte para crianças de 4 a 6 anos

Autores

  • Katia Maria Roberto de Oliveira Kodama FCT/UNESP, Presidente Prudente/SP

Resumo

Este texto apresenta as análises sobre os materiais didáticos que subsidiam o ensino de Arte. Os levantamentos dos materiais se fizeram necessários para auxiliar dois Projetos de Extensão -  o projeto do Núcleo de Ensino “Arte na Educação Infantil: propostas para promover, valorar e contextualizar as Culturas e os saberes vividos” -  e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID-Arte). Analisou-se se esses materiais atendiam aos objetivos previstos, nos dois projetos, de promover intervenções pedagógico para efetivar o conhecimento Arte, tendo como foco: leitura, apreciação, e experimentação da arte; a presença de uma educação visual e valorização das Culturas do país. Os estudos foram fundamentados nos Pressupostos Dialéticos defendidos por Ferreira, que separam uma pesquisa em três momentos: gnosiologia, lógica dialética e a epistemologia. As análises indicaram que é necessário realizar um estudo mais detalhado sobre os materiais didáticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-03-27

Como Citar

Kodama, K. M. R. de O. (2018). Livros didáticos e o ensino de arte para crianças de 4 a 6 anos. Revista Tópos, 1(2), 107–133. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/topos/article/view/5687

Edição

Seção

Artigos