Análise da Paisagem da Praça Pública dos Imigrantes do Jardim das Rosas - Presidente Prudente – SP.

Autores

  • Pablo Muryllo de Oliveira FCT/UNESP, Presidente Prudente/SP

Resumo

A paisagem urbana é a forma mais imediatamente próxima da percepção, ou seja, é nela que se pode constatar/ver, sobretudo por sua forma, os desdobramentos das ações e interações de grupos sociais que em diferentes tempos produziram e (re)produzem o espaço urbano. Alicerçamos nosso entendimento de paisagem urbana reforçado pela perspectiva de que essa é apenas uma pequena parte do complexo mosaico urbano. E a cidade é percebida enquanto unidade totalizante e que agrega diversos fragmentos de conteúdos materiais e imateriais que embora se diferenciem estão fortemente articulados e relacionados entre si, tornando-a mais carregada de significados. 

Como o recorte é essencialmente a paisagem, sua análise se dará através de elementos materiais, através dos quais objetivamos compreender como esse espaço foi se transformando ao longo do tempo, ou seja, traçar as permanências e mudanças da área, de modo a cruzar com as informações obtidas com a empiria, juntamente com as referências conceituais tomadas durante as aulas que nos permitirão apontar quais as transformações e as continuidades percebidas e presentes na área estudada.

O local escolhido para desenvolver o trabalho foi a Praça pública dos Imigrantes localizada na cidade de Presidente Prudente, por ser um local de fácil acesso e estar presente em nosso cotidiano e/ou de pessoas próximas. Esperamos apreender dessa estrutura paisagística, a partir de seus elementos, como se deu as transformações ou quais foram às transformações e a apropriação desse lugar pelos indivíduos e sua influência ou não nos usos cotidianos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pablo Muryllo de Oliveira, FCT/UNESP, Presidente Prudente/SP

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Geografia na Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Presidente Prudente/SP. Licenciado e bacharel em Geografia pela mesma universidade.

Downloads

Publicado

2018-03-26

Como Citar

de Oliveira, P. M. (2018). Análise da Paisagem da Praça Pública dos Imigrantes do Jardim das Rosas - Presidente Prudente – SP. Revista Tópos, 1(1), 94–115. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/topos/article/view/5652

Edição

Seção

Artigos