Arquitetura e Paisagem: Niemeyer, Mendes da Rocha e Siza/ Forma Singular, Gesto e Ação Poética

Autores

  • Helio Hirao UNESP FCT
  • Rodrigo Morgante Neres CPTM- Companhia Paulista de Trens Metropolitanos

Resumo

O estudo analisa três obras ícones da arquitetura contemporânea de museus no Brasil sob a perspectiva da paisagem, ou seja, a relação do objeto com o sítio e seu entorno urbano e do percurso dentro do objeto. Relaciona assim, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói de Oscar Niemeyer (1996), o Museu Brasileiro de Escultura (MuBE) de São Paulo de Paulo Mendes da Rocha (1995) e o Museu Iberê Camargo de Porto Alegre de Álvaro Siza (2008). Em relação às propostas dos grandes museus contemporâneos com suas formas que impressionam, os que serão aqui tratados são monumentos modestos, caracterizam-se por serem novas intervenções espaciais com intensos diálogos com os lugares em que se inserem, mas com desígnio de forma e apropriação socioespacial distintos. Desse modo, este estudo realiza uma reflexão da concepção do projeto, da percepção/cognição espacial do usuário e do uso e apropriação mediada pela inserção da arquitetura na paisagem e o percurso das pessoas pelo espaço.

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Biografia do Autor

Helio Hirao, UNESP FCT

Professor Assistente Doutor do Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente, Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da FCT, Arquiteto Urbanista

Rodrigo Morgante Neres, CPTM- Companhia Paulista de Trens Metropolitanos

Arquiteto Urbanista da CPTM- Companhia Paulista de Trens Metropolitanos

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Publicado

2014-01-21

Como Citar

Hirao, H., & Neres, R. M. (2014). Arquitetura e Paisagem: Niemeyer, Mendes da Rocha e Siza/ Forma Singular, Gesto e Ação Poética. Revista Tópos, 7(1), 129–143. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/topos/article/view/2397

Edição

Seção

Artigos