IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELA RODOVIA ARLINDO BETTIO (SP 613) NO PARQUE ESTADUAL DO MORRO DO DIABO - SP

Autores

  • Rodrigo BERNARDES FREIRE Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Faculdade de Ciência e Tecnologia, Campus de Presidente Prudente – SP
  • Vanessa DE MATOS MELLO Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Faculdade de Ciência e Tecnologia, Campus de Presidente Prudente – SP
  • Renata RIBEIRO ARAÚJO Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Faculdade de Ciência e Tecnologia, Campus de Presidente Prudente – SP
  • Stela Rosa AMARAL GONÇALVES Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Faculdade de Ciência e Tecnologia, Campus de Presidente Prudente – SP

Resumo

 O Parque Estadual do Morro do Diabo, localizado em Teodoro Sampaio, é uma área rica em biodiversidade e possui grande importância ecológica para o estado de São Paulo. O parque é cortado pela rodovia SP 613 em um trecho de 14 quilômetros. Apesar da rodovia representar desenvolvimento econômico na região, do ponto de vista ambiental, diversos podem ser os impactos causados por este tipo de atividade. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo avaliar se os níveis de ruído, provocados pela operação da rodovia SP 613, em uma área do Parque Estadual Morro do Diabo (PEMD), são susceptíveis de provocar impactos ambientais na fauna transeunte. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico dos principais impactos causados por rodovias, incluindo estudos feitos no próprio parque. Foram feitas visitas a campo para realização do diagnóstico ambiental da área e levantamento de ruído. O levantamento de ruído causado pelo tráfego de veículos na rodovia foi realizado através da metodologia descrita na norma NBR 13.369, de maio de 1995. Os níveis de pressão sonora foram medidos com um decibelímetro (Modelo DEC-405 da Instrutherm), em dB(A) (decibéis medidos em escala A). Os resultados obtidos indicaram que a uma distância de 30 metros da rodovia, faixa em que os animais pouco habitam e por curto espaço de tempo, os valores de ruído foram superiores a 70 dB e em distâncias maiores de 30 metros da rodovia foram encontrados valores menores que 70dB. Isto indica que os efeitos severos atingem poucos animais. Os resultados indicaram também que, os níveis de ruído atingiram níveis normais (40 dB) a uma distância média de 800 metros da rodovia. Vale ressaltar que, apesar do ruído em torno de 40 dB ser considerado ruído ambiente, o mesmo pode provocar algum efeito, como causar afugentamento de animais, agindo, dessa forma, na alteração da distribuição dos animais no parque.

Palavras-chave: Impactos ambientais; Parque Estadual Morro do Diabo; Rodovias.

 

Abstract

 Roads are structures present everywhere and their presence is linked to economic development of a region. Even in sparsely populated regions, the roads play an important role, because they connect one region to another, serve as channels of dispersion of products, among other important functions. However, in environmental point of view, the impacts caused by this type of activity several may be several. They start in the construction phase, such as opening the forest for the construction of the highway, and still even during the stage of operation, when cars start to cross it, releasing gases and offering risk to wildlife. The problems are exacerbated when the roads cut areas rich in biodiversity or ecological importance. This case is what occurrs in Morro do Diabo State Park, located in Teodoro Sampaio-SP, which is crossed by the SP 613 highway in a stretch of 14 km. This paper aims to evaluate the levels of noise caused by the operation of the road SP 613 in an area of ​​Morro do Diabo State Park (MDPE), are likely to cause environmental impacts on wildlife passer. To that end, there was a bibliographical survey of the major impacts caused by roads, including studies done in the park. Also, field visits were made to conduct the environmental diagnosis of the area and, in addition, surveys of noise caused by vehicles.

Keywords: Environmental Impacts; Morro do Diabo State Park; Roads.

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Biografia do Autor

Rodrigo BERNARDES FREIRE, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Faculdade de Ciência e Tecnologia, Campus de Presidente Prudente – SP

  Engenheiro Ambiental formado pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Faculdade de Ciências e Tecnologia, Campus de Presidente Prudente – SP.

Vanessa DE MATOS MELLO, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Faculdade de Ciência e Tecnologia, Campus de Presidente Prudente – SP

  Graduanda do curso de Engenharia Ambiental da Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP - Campus de Presidente Prudente.

Renata RIBEIRO ARAÚJO, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Faculdade de Ciência e Tecnologia, Campus de Presidente Prudente – SP

  Professora Doutora da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Faculdade de Ciências e Tecnologia, Campus de Presidente Prudente – SP.

Stela Rosa AMARAL GONÇALVES, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Faculdade de Ciência e Tecnologia, Campus de Presidente Prudente – SP

  Graduanda do curso de Engenharia Ambiental da Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP - Campus de Presidente Prudente.

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Como Citar

BERNARDES FREIRE, R., DE MATOS MELLO, V., RIBEIRO ARAÚJO, R., & AMARAL GONÇALVES, S. R. (2013). IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELA RODOVIA ARLINDO BETTIO (SP 613) NO PARQUE ESTADUAL DO MORRO DO DIABO - SP. Revista Tópos, 5(2), 89–101. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/topos/article/view/2286

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Artigos