A DINÂMICA SOCIETAL E A EXPRESSÃO TERRITORIAL DA COCAMP NO PONTAL DO PARANAPANEMA

Autores

  • Alexandre Domingues Ribas Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Faculdade de Ciências Humanas de Francisco Beltrão, Colegiado de Geografia.

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v3i1.809

Palavras-chave:

trabalho, gestão territorial, cooperativa

Resumo

A questão principal que permeia esse ensaio está pautada na análise da gestão político-territorial dosassentamentos rurais no Pontal do Paranapanema a partir da singularidade da COCAMP. Nessesentido, buscamos compreender os desdobramentos territoriais da organização cooperativa a partirda inserção diferenciada dos assentamentos e do dimensionamento político-organizativos doMovimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) na região. O cooperativismo no âmbitopolítico do MST deve ser compreendido como uma estratégia para a luta política, a partir de umarede escalar, formada pela articulação entre a CONCRAB, as Centrais Cooperativas Estaduais e ascooperativas localizadas nos assentamentos rurais. Os desdobramentos territoriais decorrentes daorganização cooperativa no Pontal do Paranapanema não expressam um conteúdo que qualifiquesignificativamente uma diferencialidade (social, política, cultural, ideológica e organizativa) entreos trabalhadores assentados em sua totalidade (cooperados e não cooperados).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Ribas, A. D. (2011). A DINÂMICA SOCIETAL E A EXPRESSÃO TERRITORIAL DA COCAMP NO PONTAL DO PARANAPANEMA. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 3(1). https://doi.org/10.33026/peg.v3i1.809

Edição

Seção

ARTIGOS