QUIXERÉ/CE NO OLHO DO FURACÃO DO AGRONEGÓCIO: A INJUSTIÇA SOCIOAMBIENTAL EM ANÁLISE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v3i20.6682

Resumo

Procuramos, neste artigo, discutir a relação entre a reprodução do capital no campo e a intensificação da injustiça socioambiental, sobretudo mediante a expansão do agronegócio globalizado que tem deixado profundas marcas nos sujeitos e nos territórios. Trazemos como exemplo dessa dinâmica processos observados no município de Quixeré, no Ceará, um local escolhido por grandes empresas do agronegócio da fruticultura para fomentar a territorialização do capital, gerando impactos dos mais diversos, como a contaminação de trabalhadores e do ambiente em razão do uso de agrotóxicos. Nesse sentido, buscamos evidenciar o caráter devastador no qual está assentada a expansão do agronegócio, que não tem respeitado a vida dos povos do campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafaela Lopes de Sousa, Universidade Estadual do Ceará

Possui bacharelado em Geografia (2017) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atualmente realiza Mestrado Acadêmico em Geografia no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Tem experiência na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Agrária, tendo interesse principalmente nos seguintes temas: agrotóxicos, meio ambiente e saúde, produção do espaço agrário e agroecologia.

Downloads

Publicado

2020-02-05

Como Citar

Lopes de Sousa, R., Cavalcante, L. V., Lima, L. C., & Santos, C. D. dos. (2020). QUIXERÉ/CE NO OLHO DO FURACÃO DO AGRONEGÓCIO: A INJUSTIÇA SOCIOAMBIENTAL EM ANÁLISE. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 20(3), 63–83. https://doi.org/10.33026/peg.v3i20.6682

Edição

Seção

ARTIGOS