PEDAGOGIA DA AUTOGESTÃO: CONFIGURANDO ESPACIALIDADES CRÍTICAS PARA OUTRAS ECONOMIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v20i2.6639

Resumo

Este artigo discute as interconexões entre a Pedagogia da Autogestão e a prática de Outras Economias, de forma a compreender que espacialidades críticas são criadas a partir desta interrelação. A pesquisa foi desenvolvida com o Movimento de Comunidades Populares (MCP), no Brasil, em São Lourenço da Mata (Pernambuco), Feira de Santana/Sítio Matias (Bahia) e Chico Mendes (Rio de Janeiro), com foco na experiência da sobrevivência coletiva. A metodologia foi construída a partir da IAP. Concluímos que as espacialidades críticas estimuladas pelo exercício da Pedagogia da Autogestão sinalizam a existência de práticas emergentes de Outras Economias, evidenciando novas geometrias de poder com potencial emancipatório.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Valéria de Moura Leão, SOCIUS-CSG-ISEG/Universidade de Lisboa

Doutora em Sociologia Econômica e das Organizações pelo Instituto Superior de Economia e Gestão/Univ. de Lisboa. Pós Doutoramento pelo Inst. de Geociências da Univ. Federal Fluminense. Desenvolve trabalho no campo da Educação Popular, associada à Investigação Ação Participativa (IAP). É formadora certificada na área do Desenvolvimento Econômico e Social. Coordena e desenvolve assessoria em projetos junto à ONG, atualmente no âmbito da educação e do trabalho da comunidade cigana, em especial com as mulheres. É investigadora no SOCIUS-CSG-ISEG/Universidade de Lisboa, tendo como principais orientações  de Investigação:  Outras Pedagogias, Outras Economias, Educação Popular e Movimentos Sociais.

Downloads

Publicado

2019-10-10

Como Citar

de Moura Leão, C. V. (2019). PEDAGOGIA DA AUTOGESTÃO: CONFIGURANDO ESPACIALIDADES CRÍTICAS PARA OUTRAS ECONOMIAS. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 20(2), 3–29. https://doi.org/10.33026/peg.v20i2.6639

Edição

Seção

ARTIGOS