ANÁLISE DO DISCURSO DA REFORMA TRABALHISTA NAS NOTÍCIAS DO G1, 2016-2017

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DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v3i20.6629

Resumo

O objetivo deste artigo é demonstrar como os agentes econômicos e o Estado utilizaram-se dos meios de comunicação de massa para convencer a população brasileira da necessidade de aprovação da reforma trabalhista em 2017. Como metodologia utilizou a Análise do Discurso francesa e, selecionamos um conjunto de notícias publicadas no Portal de Notícias da Rede Globo, G1, durante os anos de 2016 e 2017. A análise das notícias evidenciou o modus operandi de como os meios de comunicação criaram a narrativa, que pela repetição e uso de termos, como “novo” em oposição ao “velho”, vão delimitando uma estratégia que aos poucos é capaz de convencer a classe trabalhadora que as mudanças profundas na reforma trabalhista se faz “necessária” para o país. Cria-se a ideia de que sem a aprovação da lei não existe a possibilidade do desemprego ser reduzido.

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Biografia do Autor

Aparecido Pires de Moraes Sobrinho, Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP).

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Especialista em História, Arte e Cultura pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

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Publicado

2020-02-05

Como Citar

Moraes Sobrinho, A. P. de. (2020). ANÁLISE DO DISCURSO DA REFORMA TRABALHISTA NAS NOTÍCIAS DO G1, 2016-2017. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 20(3), 229–265. https://doi.org/10.33026/peg.v3i20.6629

Edição

Seção

ARTIGOS