IMPACTOS DE ENTRAVES E PULSOS DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO NO ESPAÇO GEOGRÁFICO DE CACHOEIRA DO SUL/RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v20i2.6565

Resumo

Este artigo sintetiza algumas discussões produzidas pelo autor e pelo orientador durante o curso de mestrado em Geografia na Universidade Federal de Santa Maria. Demonstra a dialética concepção do desenvolvimento social e econômico no espaço geográfico de Cachoeira do Sul, na perspectiva local-global, como resultado de múltiplas determinações. Reflete as dificuldades de desenvolvimento no contexto neoliberal, apresentando os impactos disso através de indicadores sociais e econômicos. Comparado com outros munícipios, de outras matrizes e fundamentos econômicos, distintos da produção de commodities, Cachoeira do Sul apresenta contrastantes resultados, inferiores na expressão da geração de empregos, distribuição de renda e da terra. Por outro lado, buscam afirmar-se no município outros projetos sociais e econômicos de geração de emprego e renda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henrique Rudolfo Hettwer, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO

ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE RIO GRANDE

ESPECIALIZAÇÃO EM SOCIOLOGIA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

MESTRE EM GEOGRAFIA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Eduardo Schiavone Cardoso, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Graduação em Geografia - Bacharelado pela Universidade de São Paulo(1989), graduação em Geografia Licenciatura pela Universidade de São Paulo(1991), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo(1996), doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo(2001) e pós-doutorado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(2010). 

Downloads

Publicado

2019-10-10

Como Citar

Hettwer, H. R., & Cardoso, E. S. (2019). IMPACTOS DE ENTRAVES E PULSOS DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO NO ESPAÇO GEOGRÁFICO DE CACHOEIRA DO SUL/RS. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 20(2), 107–144. https://doi.org/10.33026/peg.v20i2.6565

Edição

Seção

ARTIGOS