AVALIAÇÃO BIBLIOMÉTRICA DOS ESTUDOS GEOGRÁFICOS SOBRE A COLETA SELETIVA DE MATERIAIS RECICLÁVEIS E RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NO BRASIL

Autores

  • Mauro Cristiano de Paula Silva Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Júlio Cesar de Lima Ramirez Docente do programa de pós-graduação em Geografia da Univercidade Federal de Uberlândia (UFU).

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v3i20.6450

Resumo

RESUMO: A elaboração de programas e projetos de Coleta Seletiva de lixo é uma imprescindível iniciativa para o avanço e aprimoramento dos sistemas de gestão dos resíduos sólidos urbanos nos municípios brasileiros. Esta temática tem sido abordada em distintos periódicos de geografia em diferentes Instituições de Ensino Superior (IES) do território nacional. Assim sendo, o objetivo deste artigo é avaliar a produção de trabalhos acadêmicos sobre o tema da Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos com foco na Coleta Seletiva de materiais recicláveis, recolhidos pelo trabalho dos catadores. Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva, realizada por meio de um estudo bibliométrico. O levantamento evidenciou que a geração dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) na sociedade contemporânea, tomada como um sério problema de complexa solução tem sido uma consideração unanime entre os trabalhos acadêmicos analisados no presente artigo.

PALAVRAS-CHAVE: Bibliometria, Coleta Seletiva, Resíduos Sólidos Urbanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mauro Cristiano de Paula Silva, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Tecnologo em desenvolvimento social (Institutlo Federal do Triângulo Mineiro); licenciado em geografia (Universidade Federal do Triângulo Mineiro); Mestrando do programa de pós-graduação em Geografia da Univercidade Federal de Uberlândia (UFU).

Downloads

Publicado

2020-02-05

Como Citar

Silva, M. C. de P., & Ramirez, J. C. de L. (2020). AVALIAÇÃO BIBLIOMÉTRICA DOS ESTUDOS GEOGRÁFICOS SOBRE A COLETA SELETIVA DE MATERIAIS RECICLÁVEIS E RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NO BRASIL. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 20(3), 199–228. https://doi.org/10.33026/peg.v3i20.6450

Edição

Seção

ARTIGOS