TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DOCENTE: SONHO, DESAFIOS E ESPERANÇA

Autores

  • Vanda Moreira Machado Lima Faculdade de Ciências e Tecnologia, UNESP, Presidente Prudente. https://orcid.org/0000-0002-6990-2374
  • Cássia Carolina Piva Faculdade de Ciências e Tecnologia, UNESP, Presidente Prudente.
  • Izabela Cruz Faccioli Faculdade de Ciências e Tecnologia, UNESP, Presidente Prudente.

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v20i1.6379

Resumo

Esse artigo tem como objetivo refletir sobre a trajetória profissional de uma mulher, profissional da educação que iniciou sua carreira docente como professora em uma escola rural e, atualmente, é diretora efetiva em uma escola de assentamento. Recorremos a entrevista semiestruturada e a análise de conteúdo. Na análise da entrevista evidenciamos seu perfil profissional, suas vivências na escola do campo e a articulação entre ser mulher e ser professora. Constatamos que temos muitos desafios a serem superados para alcançarmos uma escola pública de qualidade, que compreenda suas especificidades, como a educação do campo e valorize seus profissionais, enfatizando nesse artigo a mulher. Faz-se necessário ter sonhos, buscar a utopia, conhecer e compreender os desafios atuais, mas principalmente ter esperança e lutar por uma educação de qualidade e uma sociedade justa e democrática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanda Moreira Machado Lima, Faculdade de Ciências e Tecnologia, UNESP, Presidente Prudente.

Professora Assistente Doutor na FCT/UNESP (desde 2009), Departamento de Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP (desde 2016). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Escola Pública e os Profissionais da Educação (GEPEPPE) da FCT/UNESP. Membro Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Formação de Educadores da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo(GEPEFE/FEUSP).

Cássia Carolina Piva, Faculdade de Ciências e Tecnologia, UNESP, Presidente Prudente.

Aluna do 4º ano do curso de Licenciatura em Pedagogia da FCT/UNESP. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Escola Pública e os Profissionais da Educação (GEPEPPE) da FCT/UNESP. Participa do Programa Residência Pedagógica/CAPES e do o projeto “Cesta Raízes do Pontal” junto ao Centro de Estudos de Geografia do Trabalho (CEGeT) em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Izabela Cruz Faccioli, Faculdade de Ciências e Tecnologia, UNESP, Presidente Prudente.

Aluna do 3º ano do curso de Licenciatura em Pedagogia da FCT/UNESP, bolsista no projeto Temático, financiado pela Fapesp (processo 2012/23959-9) intitulado “MAPEAMENTO E ANÁLISE DO TERRITÓRIO DO AGROHIDRONEGÓCIO CANVIEIRO NO PONTAL DO PARANAPANEMA – SÃO PAULO-BRASIL: RELAÇÕES DE TRABALHO, CONFLITOS E FORMAS DE USO DA TERRA E DA ÁGUA, E A SAÚDE AMBIENTAL”, tal projeto temático está atrelado ao Centro de Estudos do Trabalho, Ambiente e Saúde (CETAS). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Escola Pública e os Profissionais da Educação (GEPEPPE) da FCT/UNESP.

Downloads

Publicado

2019-06-07

Como Citar

Lima, V. M. M., Piva, C. C., & Faccioli, I. C. (2019). TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DOCENTE: SONHO, DESAFIOS E ESPERANÇA. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 20(1), 259–269. https://doi.org/10.33026/peg.v20i1.6379

Edição

Seção

DOSSIÊ: “FEMINISMO, GÊNERO E TRABALHO”