A MODERNIZAÇÃO DA MINERAÇÃO EM GOIÁS: OS EFEITOS TERRITORIAIS DA EXPLORAÇÃO DE OURO EM FAINA-GO

Autores

  • Edgar da Silva Oliveira Mestrando pelo Programa de PósGraduação do Instituto de Estudos SocioAmbientais da Universidade Federal de Goiás
  • Leandro Oliveira Lima Professor Doutor da Universidade Federal de Goiás, do Instituto de Estudos Socioambientais (IESA)
  • Marcelo Rodrigues Mendonça Professor Doutor da Universidade Federal de Goiás, do Programa de PósGraduação do Instituto de Estudos Socioambientais (IESA).

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v20i2.6117

Resumo

O presente texto versa sobre os efeitos territoriais contemporâneos oriundos da exploração aurífera no município de Faina, Goiás-Brasil. Metodologicamente o texto apresenta revisão bibliográfica sobre o processo de formação territorial em Goiás considerando as sucessivas formas de uso e ocupação. Os dados secundários dão destaque ao papel das políticas governamentais oriundas da Metais Goiás S.A (METAGO) que proporcionaram à Orinoco Gold condições fiscais para exploração do minério de ouro. Os efeitos territoriais ocasionados apontam para o comprometimento do uso e ocupação de áreas remanescentes do Cerrado com destaque para os cursos d’agua nas áreas destinadas à assentamentos da reforma agrária no recorte da pesquisa.

Palavras-chave: efeitos territoriais, mineração, ouro, Faina (GO), modernização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edgar da Silva Oliveira, Mestrando pelo Programa de PósGraduação do Instituto de Estudos SocioAmbientais da Universidade Federal de Goiás

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás.

Leandro Oliveira Lima, Professor Doutor da Universidade Federal de Goiás, do Instituto de Estudos Socioambientais (IESA)

Atualmente é professor da Universidade Federal de Goiás, do Instituto de Estudos Socioambientais (IESA) na área de ´Planejamento Urbano e Regional. É doutor pela Universidade Federal de Goiás e atua com pesquisas em Ciências Humanas, com ênfase nos temas: planejamento e desenvolvimento urbano-regional, espaço urbano, metrópole, Região Metropolitana de Goiânia e Geografia de Goiás. 

Downloads

Publicado

2019-10-10

Como Citar

Oliveira, E. da S., Lima, L. O., & Mendonça, M. R. (2019). A MODERNIZAÇÃO DA MINERAÇÃO EM GOIÁS: OS EFEITOS TERRITORIAIS DA EXPLORAÇÃO DE OURO EM FAINA-GO. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 20(2), 145–169. https://doi.org/10.33026/peg.v20i2.6117

Edição

Seção

ARTIGOS