ESTADO E CRISE NA TERRITORIALIZAÇÃO DO CAPITAL NO CAMPO: VALE DO SÃO FRANCISCO (BA), VALE DO RIBEIRA (SP) E VALE DO JEQUITINHONHA (MG)

Autores

  • Ana Carolina Gonçalves Leite Universidade federal do Espírito Santo
  • Erick Kluck Universidade de Campinas
  • Cecília Vecina Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v19i3.5880

Resumo

Investigando condições hodiernas de reprodução social do campesinato no Vale do Jequitinhonha (MG), Vale do Ribeira (SP) e Vale do São Francisco (BA), nas comunidades rurais em que desenvolvemos pesquisas de pós-graduação, analisamos as relações de trabalho e apropriação fundiária que nos permitiram identificar os contornos contemporâneos da “questão agrária” no Brasil. E, nesse sentido, a atual forma de intervenção estatal nessas comunidades, mediada pelo planejamento territorial, que parece ter substituído o planejamento regional sobre o qual se estruturou a “questão agrária” na forma como emergida com a segunda metade do século XX. Afora a sua caracterização, discutiremos essas relações em termos de uma crise da territorialização do capital no campo, o que nos permitirá problematizar as transformações no planejamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Gonçalves Leite, Universidade federal do Espírito Santo

Pós-doutoranda e professora colaboradora no Programa de pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo. Cientista Social, mestre e doutora em Geografia Humana, todos pela Universidade de São Paulo. Dedica-se a investigações sobre a questão agrária, a modernização brasileira, os conceitos de região, território e territorialização, de acumulação primitiva e crise da reprodução capitalista. O conjunto de questões inclui formação territorial, mobilização do trabalho, reprodução regional e crise das relações sociais de produção camponesas, conflitos fundiários, formação do trabalho assalariado no campo, migrações e condições atuais de reprodução do campesinato, com foco na relação que estabelece com o Estado nacional e a ficcionalização da acumulação capitalista.

Erick Kluck, Universidade de Campinas

Doutor em Geografia Humana, todos pela Universidade de São Paulo. Pós Doutorando no Programa de Pós-graduação da Universidade Estadual de Campinas com a pesquisa: O reverso da medalha ambiental: Green grabbing, mobilidade do trabalho e o confinamento territorial de posseiros na gestão estatal da crise no Médio São Francisco, financiada pelo CNPq. Pesquisa também a mobilidade do trabalho na dinâmica da territorialização do capital, com enfoque crítico no planejamento territorial estatal.

Cecília Vecina, Universidade de São Paulo

Mestranda no Programa de pós-graduação em Geografia Humana da Universidade de São Paulo. Geógrafa pela Universidade de São Paulo, tendo realizado três Iniciações Científicas no Departamento de Geografia (USP). Desde 2009, integra grupos de estudo sobre a imanente contradição da dominação capitalista e a formação e crise da sociedade do trabalho.

Downloads

Publicado

2019-01-21

Como Citar

Leite, A. C. G., Kluck, E., & Vecina, C. (2019). ESTADO E CRISE NA TERRITORIALIZAÇÃO DO CAPITAL NO CAMPO: VALE DO SÃO FRANCISCO (BA), VALE DO RIBEIRA (SP) E VALE DO JEQUITINHONHA (MG). PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 19(3), 233–254. https://doi.org/10.33026/peg.v19i3.5880

Edição

Seção

ARTIGOS