RENDA DA TERRA: CONCEITO CENTRAL PARA OS ESTUDOS EM GEOGRAFIA AGRÁRIA

Autores

  • Suzane Tosta Souza Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB, Bahia, Brasil http://orcid.org/0000-0001-8658-0189
  • Jânio Roberto Diniz Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Sócrates Oliveira Menezes Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v20i1.5817

Resumo

Resumo

O presente artigo busca destacar a atualidade dos estudos sobre renda da terra, tomando como base a análise realizada por Karl Marx, no livro 3 de O Capital, bem como perquirir como essa teoria tem sido retomada por autores das Ciências Sociais e da Geografia. Consideram-se estudos sobre renda da terra que abordam tipos de renda capitalistas e não-capitalistas, fundamentais para a compreensão do campo brasileiro, sobretudo para a análise das estratégias e alianças das classes detentoras dos meios de produção na extração do trabalho excedente. Assim, busca-se compreender a atuação dos proprietários fundiários na extração da renda e das empresas capitalistas que, ao adquirir amplas porções de terra, passam a atuar também na esfera da produção, conseguindo auferir renda e lucro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suzane Tosta Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB, Bahia, Brasil

Doutora em Geografia Humana pela UFS; Professora Titular do Departamento de Geografia da UESB; Coordenadora do Grupo de Pesquisa Trabalho, mobilidade e relação Campo-Cidade (CNPq); Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Estado, Capital, Trabalho e as Políticas de Reordenamentos Territoriais (GPECT/UFS/CNPq) e do Grupo de Pesquisa Ideologia e Luta de Classes (GEILC-UESB/CNPq)

Jânio Roberto Diniz Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Geografia Humana pela USP. Prof. Titular dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Geografia da UESB. Coordenador do Grupo de Pesquisa Trabalho, mobilidade e relação Campo-Cidade (CNPq); Pesquisador do Grupo de Pesquisa Estado, Capital, Trabalho e as Políticas de Reordenamentos Territoriais (UFS/CNPq)  e do Grupo de Pesquisa Ideologia e Luta de Classes (GEILC-UESB/CNPq)

Sócrates Oliveira Menezes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Geografia Humana pela USP. Prof. Adjunto do Departamento de Geografia da UESB. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Trabalho, mobilidade e relação Campo-Cidade (CNPq); e do Grupo de Pesquisa Estado, Capital, Trabalho e as Políticas de Reordenamentos Territoriais (UFS/CNPq)

Downloads

Publicado

2019-06-07

Como Citar

Souza, S. T., Santos, J. R. D., & Menezes, S. O. (2019). RENDA DA TERRA: CONCEITO CENTRAL PARA OS ESTUDOS EM GEOGRAFIA AGRÁRIA. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 20(1), 144–169. https://doi.org/10.33026/peg.v20i1.5817

Edição

Seção

ARTIGOS